Unijuí apresenta parceria com Grupo Helios para egressos e estudantes de Enfermagem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí apresenta parceria com Grupo Helios para egressos e estudantes de Enfermagem

Na manhã deste domingo, 7 de novembro, a Unijuí recebeu acadêmicos e egressos do curso de Enfermagem para detalhar a parceria com o Grupo Helios, da Alemanha, que prevê a prática profissional em hospitais da Europa. Pela Unijuí, participaram do encontro a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. Presencialmente, esteve participando o médico e diretor do Grupo Helios, Michael Stalp.

Conforme destacou Stalp, o Grupo Helios é a maior rede hospitalar da Europa e conta com 90 hospitais e 130 centros de atenção à saúde. Mais de 5 milhões de pacientes são atendidos todos os anos pela rede, que conta com um faturamento anual de 6,3 bilhões de euros.

Neste domingo, interessados receberam informações sobre o processo de seleção, as etapas do programa de estágio e o suporte necessário. Nesta segunda e terça-feira, 8 e 9 de novembro, entrevistas serão realizadas com os interessados e, na quarta-feira, os selecionados no primeiro grupo realizam a assinatura dos contratos.

“Para ter essa experiência na Alemanha, o acadêmico pode cumprir parte da sua carga horária de estágio ou começar a atuar a partir da conclusão do curso de Enfermagem. Para além das exigências de saúde, como comprovantes de vacinação, também é necessário apresentar proficiência em alemão - e, para isso, o Grupo Helios disponibiliza uma bolsa de estudos, para que o estudante dedique 4h do seu dia ao estudo da língua”, explicou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.

O projeto conta com um total de três fases: a primeira inclui dois semestres de curso de língua alemã, com bolsa de estudos; a segunda fase refere-se ao estágio prático nas clínicas e hospitais do Grupo Helios, na Alemanha; e a terceira fase consiste em uma seleção de emprego para atuar profissionalmente no grupo.

O encontro foi promovido pelo Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), juntamente com o curso de Enfermagem da Universidade. Também participaram, via Skype, um representante da Agência Federal de Emprego Alemã e dois diretores de hospitais da rede.

O programa de estágio possibilita aos participantes aprender outro idioma, uma nova cultura e o funcionamento do sistema hospitalar alemão. “Os participantes têm acesso a todo esse conhecimento de forma gratuita e com bolsas de estudos, fornecida pela parceria entre o Grupo Helios e a Unijuí, além de ampliar seu currículo, construindo uma carreira internacional”, explica Vanderléia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0329. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.