Plano de cuidados como estratégia de promoção do aleitamento materno é tema de TCC na Enfermagem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Plano de cuidados como estratégia de promoção do aleitamento materno é tema de TCC na Enfermagem

Durante a graduação, a acadêmica de Enfermagem Enaie Libardoni Padoim atuou em inúmeros campos de estágio onde teve a oportunidade de observar os desafios enfrentados pelas puérperas no início da amamentação. “Ainda enquanto estagiária, eu via o importante papel que o enfermeiro tinha na história dessas puérperas e dos recém-nascidos, quando construímos juntos com eles um plano de cuidados individualizado para aquela família”, conta a estudante. Foi essa experiência que inspirou o seu Trabalho de Conclusão de Curso que recebeu o título “Plano de cuidados como estratégia de promoção do aleitamento materno na primeira semana pós-parto”.

Para a elaboração do estudo, a acadêmica realizou um atendimento de enfermagem focado na amamentação, onde foram coletadas informações e dados para elaboração de um plano de cuidados. “Por volta dos 30 dias do bebê, realizamos uma entrevista com a puérpera para verificar como foi a aplicabilidade do plano neste período e suas percepções sobre o atendimento inicial”, relata e acrescenta que “os resultados foram positivos, pois foi constatada a aplicabilidade do plano de cuidados na maioria das participantes do estudo, mostrando que a escuta qualificada e o plano de cuidados individualizado fazem a diferença”.

A pesquisa realizada por Enaie ficará disponível para pesquisa pelos colegas do meio acadêmico, na Biblioteca Mario Osorio Marques. “Foi uma experiência positiva para a maioria das puérperas que participaram, pois elas trouxeram em suas falas que se sentiram acolhidas no atendimento inicial e que o plano de cuidados ajudou com as demandas que elas tinham. Uma das participantes mencionou que todas as puérperas se beneficiaram de um atendimento da forma como foi conduzido no estudo”, emociona-se ao contar.

A colação de grau acontece no dia 03 de março de 2023 e, após a formatura, o objetivo da agora quase Enfermeira é trabalhar na área da saúde materno-infantil, além de fazer uma especialização nesta área. “Pretendo ainda seguir para o Mestrado e a área acadêmica, após vivenciar a assistência”, conclui.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.