Vivências acadêmicas inspiraram TCC sobre a cultura de segurança de paciente em uma UTI Neonatal - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Vivências acadêmicas inspiraram TCC sobre a cultura de segurança de paciente em uma UTI Neonatal

Maisa Ficagna Zamboni escolheu a temática “Avaliação da Cultura de Segurança de Paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal” para ser o tema do Trabalho de Conclusão de Curso de sua graduação em Enfermagem na Unijuí. A inspiração surgiu após as experiências vivenciadas após o período formativo durante o curso nos diversos campos práticos no âmbito hospitalar, os quais repercutiram na reflexão da importância de promover um cuidado qualificado e seguro.

“A afinidade pela área neonatal ao ingressar no curso de enfermagem, bem como, a participação como voluntária no Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado da Unijuí, inspirou a produção desta pesquisa também foram grandes responsáveis pela minha escolha”, conta Maisa. A acadêmica relata que, ao longo de sua pesquisa, pôde observar, a partir da percepção dos profissionais diretamente ligados à assistência dos neonatos, algumas lacunas que impedem a implementação de uma cultura de segurança positiva, e consequentemente promover mudanças em prol da segurança do paciente.

“A partir da análise dos dados, evidencia-se que a equipe multiprofissional considera a temática relevante, apresentando como potencialidades relacionadas à cultura de segurança do paciente, clima de trabalho em equipe o qual está relacionado às boas relações, com o apoio e respeito entre os profissionais, satisfação no trabalho evidenciada pela escolha da área de atuação, e condições de trabalho adequadas voltadas a treinamentos de novos membros da equipe, insentivo e capacitações, as quais favorecem a cultura de segurança positiva”, explica.

Maisa explica que a pesquisa proporcionou reflexões sobre a importância da temática para a gestão do cuidado ao neonato, auxiliando em futuras pesquisas para área, além de proporcionar qualidade e segurança na assistência aos neonatos e qualificação dos profissionais. 

“Após a formatura, que irá acontecer no dia 3 de março de 2023, pretendo dar continuidade aos estudos e irei iniciar uma pós-graduação. Em relação a carreira profissional na Enfermagem, estou buscando me inserir no mercado de trabalho como enfermeira desfrutando de todo conhecimento que adquiri durante a minha graduação, a qual me proporcionou momentos inesquecíveis”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.