COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí é consolidado pela Associação Brasileira de Cimento Portland

O Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí (LEC) passou por um processo de qualificação junto a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP. Com isso, o LEC passou a ser um dos três laboratórios do Rio Grande do Sul qualificados pela ABCP para a realização de ensaios com blocos vazados de concreto simples para alvenaria e pisos intertravados, de acordo com as Normas Técnicas NBR 6136/06 e NBR 12118/06 da ABNT.

A consolidação do LEC como laboratório parceiro da ABCP existe desde 2011, ano da primeira aprovação no processo de qualificação. De lá para cá, a manutenção da consolidação é feita após um período entre 24 e 36 meses. A última foi realizada no segundo semestre de 2018. O resultado foi divulgado no primeiro semestre de 2019, mantendo o Laboratório como um dos parceiros da ABCP.

O LEC realiza cerca de 100 serviços, além dos ensaios de avaliação de desempenho de blocos vazados de concreto e pisos intertravados. Em 2018 foram mais de 2 mil análises feitas para construtoras, prefeituras, fábricas e comunidade externa.

O nome do Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí está visível no site da Associação Brasileira de Cimento Portland, junto a outros nomes de laboratórios espalhados pelo Brasil, como parceiro. Do Rio Grande do Sul, apenas o LEC e outros dois laboratórios figuram na lista.

De acordo com o Luiz Irineu Donato, técnico responsável pelo Laboratório, a consolidação fortalece a credibilidade do Laboratório. “Fomos habilitados para fazer os ensaios dentro das normas técnicas, seguindo as orientações de execução. O Laboratório ganha uma credibilidade perante o fabricante, o órgão financiador, que precisa desse documento de avaliação, e dos estudantes do Curso de Engenharia Civil da Unijuí, que utilizam o laboratório para estudos e pesquisas”, salienta Luiz.

 


Compartilhe!