Contando com protagonismo do PET Engenharia Civil, projeto da sede da TeAmor está prestes a ser executado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Contando com protagonismo do PET Engenharia Civil, projeto da sede da TeAmor está prestes a ser executado

Mais um passo foi recentemente dado para construção da sede da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TeAmor): a aprovação, por parte da Câmara Municipal, da liberação do valor de R$ 500 mil, conquistados para execução da obra. A sede será construída na Rua Carlos Zimpel, próximo ao campus da Unijuí, em um terreno cedido pelo Município.

Do total conquistado, R$ 450 mil são oriundos de uma emenda da deputada federal Liziane Bayer e o restante corresponde à contrapartida do Município. Já o projeto da sede contou com a participação do Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia Civil da Unijuí. “O projeto foi desenvolvido ainda no ano passado, pelos alunos do PET e pela equipe do Escritório Focco – Projetos e Avaliações, com o apoio da Universidade e da Prefeitura Municipal”, explicou o professor Diorges Carlos Lopes, engenheiro civil e responsável técnico pelo projeto.

De acordo com o docente, foram necessários 90 dias de trabalho para materializar o projeto. A estrutura da sede foi devidamente planejada e busca ser um espaço acolhedor para que pessoas com autismo, especialmente crianças e adolescentes, e seus familiares, se sintam parte do ambiente e tenham uma melhor adaptação para facilitar o tratamento. Visando a acessibilidade, o projeto prevê a construção de um único pavimento, com sala de espera, secretaria de recepção acoplada à sala; auditório com capacidade para 100 pessoas; 2 banheiros com 3 sanitários, adaptado para cadeirantes, um refeitório amplo; cozinha ampla com churrasqueira interna; 4 salas planejadas para atividades individuais ou em grupos, com espaço para até 10 pessoas, todas com portas de fugas; uma pracinha e espaço de recreação; estacionamento e uma pequena horta para ser cuidada pelos próprios autistas.

O professor Diorges não mediu esforços para a execução do projeto. O valor conquistado ainda não é suficiente para conclusão da obra, mas dará para estabelecer a TeAmor e dar início a algumas atividades”, explicou a presidente da associação, Raquel Pinto. Com a aprovação da liberação, a expectativa, agora, é pela licitação e início das obras.

Na futura sede da TeAmor, serão atendidas pessoas com autismo de grau leve, moderado e severo, além de suas famílias. No local, serão priorizadas atividades e terapias em grupos e com os familiares, oficinas de preparação para o mercado de trabalho autônomo, atividades recreativas, de socialização, e formações em Transtorno do Espectro Autista (TeA). O trabalho desenvolvido deverá ser promovido pela associação em parceria com o poder público, instituições privadas, universidade, bem como com a participação de parceiros voluntários.

Conheça um pouco mais do projeto:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.