Projeto da Unijuí incentiva o estudo da robótica em escolas das regiões de Santa Rosa e Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto da Unijuí incentiva o estudo da robótica em escolas das regiões de Santa Rosa e Ijuí

Nesta terça-feira, dia 8 de novembro, ocorreu o encerramento oficial do curso Introdução à Robótica Educacional, na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, localizada no município de Santa Rosa. Desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí com escolas das regiões de Santa Rosa e Ijuí, o projeto tem como intuito apresentar aos estudantes regras básicas da linguagem de programação e possibilitar a montagem de circuitos e dispositivos robóticos, bem como promover a criatividade e o estudo de conceitos multidisciplinares.

Na Escola Pedro Meinerz, o curso foi realizado com duas turmas, compostas por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. O projeto teve início no dia 23 de agosto e foi finalizado no dia 25 de outubro, com a organização de uma gincana a partir das montagens feitas pelos participantes. Já nesta terça-feira foi promovida uma solenidade de encerramento, que contou com a presença de estudantes, pais e professores.

O coordenador de Engenharia Elétrica, professor Eliseu Kotlinski, relata que o curso está sendo executado em diversas cidades: além de Ijuí e Santa Rosa, estão sendo contemplados escolas de municípios como São José do Inhacorá, Pirapó, Cruz Alta, Caibaté e, no próximo ano, o objetivo é expandir o projeto para região de Panambi. 

“O objetivo principal do projeto é desmistificar esse conteúdo referente ao universo da eletrônica e possibilitar que esses jovens ocupem os espaços disponíveis nas empresas da região, que buscam pessoas com conhecimentos relacionados à robótica e a essas novas tecnologias. Então a ideia é apresentar para os estudantes as noções de sensores, atuadores e programação, com as quais eles terão que conviver nos próximos anos, pois a robótica está presente hoje em vários processos”,  destaca o professor Eliseu.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.