Estudantes de Elétrica e Computação são protagonistas no desenvolvimento de tecnologias no GAIC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Elétrica e Computação são protagonistas no desenvolvimento de tecnologias no GAIC

Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (GAIC) desenvolve suas pesquisas em ambientes preparados para realizar testes em diversos âmbitos da Engenharia Elétrica e da Computação. Para realizar as pesquisas do Grupo, que conta atualmente com três projetos, são utilizados espaços preparados com tecnologia de ponta, localizados no Espaço Mais Inovação.

São cinco locais nos quais a pesquisa realizada pelos alunos da graduação e a pós-graduação podem elaborar, testar e corrigir seus sistemas produtivos desenvolvidos. Dentre eles estão: o Laboratório de Análise da Qualidade da Energia Elétrica; o Laboratório de Computação Pervasiva; o Laboratório de Sensor e Instrumentação; o Laboratório de Smart Grids; e o Laboratório de Eletricidade e Potência.

O Laboratório de Análise da Qualidade da Energia Elétrica, também conhecido como LAQUEE, é amplamente utilizado para realização de pesquisas detalhadas sobre as características da energia elétrica do instrumento utilizado na pesquisa. Já no Laboratório de Eletricidade e Potência os bolsistas são os protagonistas, atuando e desenvolvendo pesquisas que visam otimizar o desenvolvimento e na manutenção de sistemas computacionais e elétricos.

O Laboratório de Computação Pervasiva é onde são desenvolvidos os softwares que buscam acrescentar funcionalidades e disponibilidades ao serviço de computação, até que estas se tornem totalmente presentes em nosso cotidiano. O Laboratório de Sensor e Instrumentação, por outro lado, é destinado ao desenvolvimento de hardware e sistemas embarcados como, por exemplo, um aparelho que recebe a informação e transforma em ação do aparelho no qual está inserido.

Por fim, o espaço para simular redes elétricas inteligentes para o desenvolvimento de novos produtos é o Laboratório de Smart Grids ou Redes Elétricas Inteligentes. O laboratório permite estudar configurações e falhas nesses sistemas e, ainda, realizar estudos de implantação dessas redes na região.

É possível fazer parte desse universo em transformação sendo acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação. As inscrições para o Vestibular Contínuo da Unijuí estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.unijui.edu.br/vestibular.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.