Acadêmico da Unijuí analisa desempenho da rede de energia do Centro Histórico de Porto Alegre após inserção de geração fotovoltaica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico da Unijuí analisa desempenho da rede de energia do Centro Histórico de Porto Alegre após inserção de geração fotovoltaica

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Engenharia Elétrica da Unijuí, Gustavo Eckhardt, orientado pelo professor doutor Maurício de Campos, está diretamente relacionado à modernização do sistema subterrâneo de distribuição de energia elétrica da CEEE Equatorial, no Centro Histórico de Porto Alegre, e diretamente relacionado à sua experiência como bolsista. Gustavo atua junto ao projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí, mantido em parceria com a Equatorial/CEEE-D.

“Eu queria aprender como a inserção de geração fotovoltaica poderia afetar o desempenho da rede elétrica subterrânea e também aprender mais sobre esse assunto. Então, acabei usando a rede do projeto de P&D e fiz minha pesquisa em cima dela”, relatou o estudante, que trabalhou, em seu TCC, o tema “Análise do gerenciamento pelo lado da demanda em uma rede de distribuição subterrânea de energia elétrica em média tensão”.

O projeto de P&D tem como objetivo implantar conceitos de redes elétricas inteligentes (Smart Grids), transformando redes originalmente instaladas na década de 70 em redes modernas, capazes de atender aos desafios do século XXI. 

De forma resumida, o TCC parte da premissa de que, nos últimos anos, a inserção de Recursos Energéticos Distribuídos (RED) nos sistemas de distribuição de energia elétrica tem aumentado, principalmente devido à redução dos custos de investimento e ao papel mais ativo dos consumidores. Esses recursos incluem tecnologias como Geração Distribuída (GD), sistemas de armazenamento de energia, Veículo Elétrico (VE) e sua estrutura de carregamento, Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD), entre outros. 

A implantação dessas tecnologias e o aumento da demanda por energia elétrica ocorrem principalmente em grandes centros urbanos, onde são utilizados sistemas subterrâneos de distribuição de energia devido à alta densidade de carga. Este estudo analisa, a partir de dados reais, o impacto da alta inserção da geração de energia solar Fotovoltaica (FV) com foco no GLD, em um sistema de distribuição subterrâneo de Média Tensão (MT), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. 

O estudo inclui uma breve revisão bibliográfica sobre GLD e sistemas subterrâneos de distribuição, bem como um método para modelagem computacional de sistemas de distribuição subterrâneos. 

Os resultados, como aponta o estudante, mostram que a inserção da geração fotovoltaica é vantajosa em relação ao consumo médio diário de potência, mas pode afetar negativamente os níveis de tensão, o fator de potência, o fator de carga e o fator de utilização da rede elétrica, especialmente em dias de baixo consumo. O estudo estabelece uma metodologia para a modelagem computacional de redes elétricas subterrâneas e mostra como a inserção de sistemas FV pode impactar negativamente o fator de utilização dos alimentadores de uma rede elétrica.

A partir dos desdobramentos dos resultados do TCC, agora estão sendo desenvolvidas quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.