Curso de Engenharia Mecânica realiza evento de interação com escolas públicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Engenharia Mecânica realiza evento de interação com escolas públicas

 

O curso realiza a primeira edição da competição "Concurso de Pórticos", com escolas da região.

O Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Câmpus Panambi realizou, na última quinta-feira, a primeira edição da competição “Concurso de Pórticos”, com a participação de equipes de alunos de ensino médio de nove escolas públicas de cinco municípios da região (Panambi, Condor, Ijuí, Ajuricaba e Nova Ramada).

Foi realizado um dia inteiro de atividades para as equipes pré-selecionadas de cada escola, quando os jovens foram desafiados a construir uma estrutura tipo pórtico (formada por colunas e vigas de madeira) com avaliação dos aspectos de fabricação, de montagem, de organização do trabalho, de segurança do trabalho, de gestão de resíduos (educação ambiental), de custos e de desempenho (maior capacidade de carga, menor deformação e menor massa). Participaram do projeto as seguintes escolas com suas equipes e professores orientadores: Escola Estadual Paulo Freire com a professora Fernanda Tassoti Marchesan; Escola Estadual Pindorama com a professora Margit Schneider; Escola Estadual Poncho Verde com a professora Alessandra; Escola Estadual Roberto Löw com a professora Lilian Schneider; Colégio Estadual Comendador Soares de Barros com a professora Diole Bibiana de Almeida; Instituto Federal Farroupilha com o professor Celso Rabelo; Escola Estadual José de Anchieta com a professora Gilse de Oliveira; Escola Estadual Agostinha Dill com a professora Vanessa Bôde; e a Escola Estadual 25 de Julho com a professora Juliana Maria Meotti.

A comissão de técnica responsável pela realização e avaliação do Concurso de Pórticos contou com a participação efetiva dos professores das escolas públicas de ensino médio, dos colaboradores da UNIJUÍ Câmpus Panambi (funcionários, técnicos e docentes, bolsistas de iniciação científica e de Mestrado) e da comunidade, inclusive com a participação especial das primeiras engenheiras mecânicas formadas na UNIJUÍ em 1998, Engenheiras Cleia Denise Krüger Santos e Suzana Oliveira Kettermann, que participaram do júri externo como representantes da empresa Kepler Weber. O júri também contou com a participação da professora Raquel Taís Breunig (Matemática, UNIJUÍ), da senhora Patrícia Nogueira (Coordenadoria Municipal da Mulher), do senhor Leandro Rodrigues Berghahn (Vereador da Câmara Municipal de Panambi), do engenheiro Adolar Simon (Bruning Tecnometal), do técnico de ergonomia Karl Nascimento (Bruning Tecnometal), da administradora Liane Salete Weiler (CRIATEC/UNIJUÍ), do engenheiro Carlos José Dutra e do engenheiro Tomás Hardfelder.

O Concurso de Pórticos é coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ) e tem como co-executores o Prof. Me. Claudio Silva dos Santos (Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta de Panambi), a Profª Ma. Rozimerli Raquel Milbeier Richter (Colégio Estadual Comendador Soares de Barros de Ajuricaba) e a Profª Juliana Maria Meotti (Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí). O patrocínio é da empresa Saur Equipamentos S.A. e o projeto conta, ainda, com o auxílio financeiros dos seguintes projetos de pesquisa e Interação Universidade-Escola:

- Projeto “Concurso de Pórticos” do Edital Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação;

- Projeto “Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas” do Edital CAPES/FAPERGS 15/2013: Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – PICMEL.

Estes projetos têm por objetivos estimular o interesse de alunas e de alunos pela área das engenharias; despertar a sensibilidade feminina no desenvolvimento de estruturas criativas e inovadoras; realizar o concurso de protótipos de estruturas mecânicas; sensibilizar professores e estudantes de engenharia e de ensino médio; contextualizar o ensino da matemática, da geometria, da física e da mecânica clássica (mecânica geral, resistência dos materiais, projeto, entre outras) nos desafios da engenharia.

Desde o início de 2014 foi realizada a mobilização das escolas públicas de ensino médio da região, através da realização de palestras de sensibilização de professores e estudantes e  uma aula inaugural proferida pela professora doutora Cátia Maria Nehring, Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, em junho deste ano, no auditório do Câmpus Panambi, com a participação de mais de 300 pessoas, entre diretores, professores, estudantes e autoridades. Também foram realizadas oficinas didáticas nas escolas e na UNIJUÍ Câmpus Panambi com a formação de equipes de estudantes para o “Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas”, o que culminou com a realização do “Concurso de Pórticos” no dia 04/09/2014.

As equipes vencedoras do Concurso de Pórticos foram da Escola Estadual Roberto Löw (categoria mista) e do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros (categoria feminina). Todas as equipes tiveram notas excelentes no projeto escrito e na construção da maquete em escala reduzida, sendo o desempate realizado pelos indicadores de tempo de fabricação e montagem do protótipo, além do indicador de desempenho, calculado a partir da massa da estrutura e do ensaio realizado na bancada experimental de testes computadorizados com medição da estimativa de capacidade de carga e deformação.

O curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ - Câmpus Panambi possui laboratórios especializados e desenvolve pesquisas referentes ao assunto com aplicações inovadoras, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos do curso de engenharia, de pós-graduação em engenharia industrial e do mestrado em modelagem matemática.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.