Equipe Baja Unijuí se prepara para competições - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Equipe Baja Unijuí se prepara para competições

 

 

Projeto desenvolvido no Câmpus Panambi envolve 22 estudantes de Engenharia Mecânica. Competição será disputada no segundo semestre.

Aliando conhecimentos técnicos e emoção, a UNIJUÍ desenvolve, no Câmpus Panambi, o projeto Baja – SAE. Uma equipe de estudantes do curso de Engenharia Mecânica, orientados por professores, são responsáveis por projetar um veículo e competir com outras equipes universitárias.

Criado em 2004, o Projeto Baja voltou com força na Universidade no último ano. E, agora, os estudantes se preparam intensamente para alinhar o seu veículo à normas específicas. A missão do grupo, que tem 22 integrantes, é Projetar, desenvolver e construir protótipos off-road a fim de participar das competições BAJA SAE Etapa Sul, Nacional e Internacional, garantindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos em Engenharia dos integrantes.

Capitão da Equipe, o estudante Arizoli Dutra de Lima Filho, observa que ao time da Unijuí está em busca de patrocínios para tornar viável a participação no evento, que ocorre no segundo semestre. Até lá, os integrantes vão se dedicar a aperfeiçoar o seu veículo. A orientação do Projeto é da professora Patrícia Carolina Pedrali que também é coordenadora do curso de Engenharia Mecânica – Câmpus Panambi. O professor Gil Eduardo Guimarães também contribui com o projeto.

Entenda como funciona a competição

Fundada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE Internacional (Society of Automotive Engineers) é uma entidade que reúne mais de 70.000 associados, responsável por promover a competição. A competição Baja SAE é uma realização da SAE Brasil em parceria com a Petrobrás é uma nova iniciativa que tem como objetivo o fomento da especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, reunindo todos os anos, diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do país.

As provas da competição Baja SAE, são divididas em três etapas, a avaliação estática – onde é discutido a idealização e construção do protótipo. Avaliação dinâmica – onde o veículo é testado dinamicamente e um enduro de resistência – onde o veículo é submetido a condições severas, e avaliado a durabilidade dos componentes do protótipo. Todas contando pontos para a classificação final.

A equipe

A equipe também é formada pelos estudantes: Douglas Araújo, Renan Cargnelutti Ceretta, Elvis Dohr, Everton Zamboni, José Felipe Ficht Malheiros, Rodrigo Albrecht, Martin Rugard Wentz, Dener Mocelin, Tais de Avila Spaniol, Rayssa Ribeiro, Maiquel Muller, Marco Weeck, Régis Neto, Thiago Welter, Vinicius Milaneze, Aalvaro Piovesan, Daniel Galeazzi, Igor Andrei Kirchner, Jamerson Eduardo Theis, Ricardo Schinaider, Marco Rosso.

O Projeto é patrocinado pela empresa Bruning Tecnometal, de Panambi.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.