Curso de Engenharia Mecânica da Unijuí promove o 2° Concurso de Pórticos em Panambi - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Engenharia Mecânica da Unijuí promove o 2° Concurso de Pórticos em Panambi

 
 

O Concurso de Pórticos visa despertar o interesse dos jovens que estão no ensino médio pelas áreas da engenharia, buscando despertar a sensibilidade feminina no desenvolvimento de estruturas criativas e inovadoras

O 2º Concurso de Pórticos é promovido pelo curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, ocorre no dia 3 de setembro, na parte da manhã e tarde, no Câmpus Panambi. Participam os projetos de Estruturas do Tipo Pórtico (formada por colunas e vigas de madeira) que são realizados por equipes selecionadas de escolas públicas de ensino médio da região.

A equipe premiada é a que tem o melhor desempenho na construção de uma estrutura tipo pórtico de madeira nos aspectos de criatividade, de tempo de fabricação e montagem, organização e segurança do trabalho, resíduos (aspectos ambientais), e que suporta a maior carga vertical com menor massa de estrutura.

Este ano o concurso tem patrocínio exclusivo da Empresa Kepler Weber que ajudou na compra dos materiais para o protótipo, dos lanches para o almoço, da faixa do evento e de equipamentos de proteção individual para uso na atividade de construção dos protótipos pelos estudantes.

A programação prevê:

  • 8:00 – Abertura e sorteio dos kits de ferramentas e materiais entre as equipes;
  • 8:30 às 11:30 – Construção dos protótipos pelas equipes de estudantes (aspectos de manufatura, organização do trabalho, segurança do trabalho e tempo de construção);
  • 11:30 às 13:00 – Almoço e AVALIAÇÃO DOS PROTÓTIPOS (Aspectos de Criatividade, Estética; Funcionalidade)
  • 13:30 às 15:00 – Testes dos protótipos das estruturas numa bancada computacional para avaliação da rigidez e resistência mecânica (Cálculo do índice de desempenho do protótipo);
  • 15:00 às 16:00 – Divulgação dos resultados da competição e Premiação da Equipe Vencedora;

 

O Concurso

Realizado pelo curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Câmpus Panambi, com recursos financeiros provenientes do auxílio de órgãos públicos de fomento à pesquisa (FAPERGS, CNPq), que oportuniza a realização de atividades de Interação Universidade-Escola, que é desenvolvido pelos seguintes projetos:

1)        Projeto “Concurso de Pórticos” do Edital Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação;

2)        Projeto “Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas” do Edital CAPES/FAPERGS 15/2013: Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – PICMEL.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.