Paixão por motores: efeito do avanço da ignição na leitura da sonda lambda é tema de TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Paixão por motores: efeito do avanço da ignição na leitura da sonda lambda é tema de TCC

Apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos momentos mais importantes na vida de um estudante. É a oportunidade de pôr à prova os conhecimentos vistos nos últimos anos em sala de aula, expor o trabalho final que desenvolveu ao longo do semestre e, após aprovação, conseguir o diploma de graduação.

Essa etapa foi vivenciada pelo recém-graduado no curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, Raphael Darold Ramos, que apresentou seu TCC “Impacto do avanço de ignição na leitura da sonda lambda em motores de combustão interna”, pesquisa que resulta de anos de trabalho com motores. “Sou um entusiasta dessa área”, afirma.

Para realizar o trabalho, Raphael utilizou diversos recursos bibliográficos, principalmente manuais de combustão interna e manuais de injeção eletrônica programada. Esses conceitos foram aplicados em módulos de injeção eletrônica para obter os resultados. “Como eu já trabalho com isso e possuía recursos disponíveis para realizar os testes, decidi escolher esse tema para meu TCC”, comenta.

O sistema de ignição é o responsável por produzir a faísca que inicia a queima de combustível para o motor. Ele leva essa faísca até a câmara de combustão, gerando a energia que movimenta os pistões do motor e se transforma no movimento das rodas. O experimento consistia em fazer o avanço e verificar a diferença que a sonda lambda iria indicar. 

Por sua vez, a sonda lambda é uma peça que mede o oxigênio eliminado pelo motor e utiliza esses dados para obter o ponto estequiométrico, pelo módulo da injeção. De acordo com Raphael, era esperada uma variação com o avanço da ignição na sonda lambda. “Isso não ocorreu, entretanto, houve uma variação de progressão do motor e consequentemente um melhoramento de potência com o correto avanço de ignição”, explica.

A próxima etapa do recém-graduado é se dedicar à oficina que recentemente foi inaugurada. “Como já trabalho nessa área automotiva, vou aplicar os conhecimentos em mecânica geral, parte elétrica e também carros de competição. Além dessa atividade, pretendo fazer laudos periciais na área de engenharia”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.