Análise de atuadores em dispositivo de montagem é tema de TCC no curso de Engenharia Mecânica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Análise de atuadores em dispositivo de montagem é tema de TCC no curso de Engenharia Mecânica

Buscando aprofundar seu conhecimento em atuadores - dispositivos que produzem movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica em energia mecânica, que o recém-graduado no curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, Alinson Henrique Bairros Pereira, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Alinson trabalha em uma empresa que possui sistemas hidráulicos aplicados em seus produtos e esse contato foi fundamental para que ele produzisse a pesquisa intitulada “Análise dimensional do atuador hidráulico de um dispositivo de montagem com interferência entre dois componentes”.

De acordo com ele, há possibilidade de ocorrerem erros durante o funcionamento dos dispositivos e, por isso, é fundamental encontrar o equilíbrio para que o mecanismo seja eficiente. “Um atuador pode ser comprometido pelo dimensionamento, podendo ser superdimensionado ou não atender às exigências de força de um determinado processo, por exemplo”, explica.

O TCC permitiu concluir que, caso fosse realizada uma análise antes de fabricar o atuador do dispositivo de montagem analisado, “seria verificado que a haste precisaria ser alterada para evitar possíveis paradas indesejadas de manutenção que poderiam vir a ocorrer, e que a camisa (peça do cilindro) possui um coeficiente de segurança alto, o que é desnecessário”.

Segundo o estudante, a análise feita servirá para evitar danos no futuro. “Como o atuador atual está em funcionamento, o trabalho foi baseado em descobrir o que pode ser realizado ou onde agir, caso a haste viesse a falhar”, complementa.

Recém-graduado, Alinson pretende ir atrás de novos conhecimentos, pois acredita que isso é essencial para crescer profissionalmente. “Após a conclusão desta etapa, será dado continuidade nos trabalhos na área da mecânica. Além da importância de realizar uma pós-graduação, especialização ou cursos para aperfeiçoamento profissional”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.