Estudante explora em TCC a implementação da manutenção autônoma em linha de produção de aeração de silos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante explora em TCC a implementação da manutenção autônoma em linha de produção de aeração de silos

Estudante de Engenharia Mecânica da Unijuí, Rodrigo Tolazzi Vincensi abordou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  a “Implementação da manutenção autônoma na linha de produção de aeração de silos na empresa Kepler Weber”. A manutenção autônoma, como explica, é um pilares da manutenção produtiva total, sendo uma ferramenta do Lean Manufacturing, que consiste numa abordagem de manutenção de forma enxuta, onde são incrementados princípios de melhoria contínua a fim de reduzir ao máximo as perdas geradas pelo equipamento, envolvendo o operador nas atividades. 

O Lean Manufacturing era a área em que eu atuava durante o desenvolvimento do TCC, no cargo de assistente lean, portanto, eu já tinha certo conhecimento sobre as ferramentas, sendo o principal gatilho para a escolha do tema. Para definir o equipamento, foi efetuada a análise de dados dos  equipamentos da empresa, sendo evidenciada, na Linha de Aeração de Silos, uma queda nos indicadores de performance no ano de 2022 por conta das quebras e paradas geradas ao longo do ano. Além do mais, o equipamento faz parte do fluxo de silos, que atualmente é o carro-chefe da empresa, o que confirmou, para mim, a escolha do tema certo, no equipamento certo, para realizar o estudo de caso”, explicou Rodrigo. 

Para o seu embasamento teórico, Rodrigo utilizou diversos artigos e livros sobre o Lean Manufacturing e manutenção, com o propósito de aprofundar seu conhecimento sobre a filosofia, bem como aprender sobre os conceitos de manutenção, os quais não eram vivenciados no seu dia a dia. Já nos resultados, foram realizadas fotografias no período de aplicação da ferramenta, realizado o acompanhamento de indicadores no Power BI para verificar a eficácia, e também entrevistas à equipe que participou da implementação da manutenção autônoma, com o objetivo de receber feedbacks do trabalho, entender as necessidades e efetuar possíveis melhorias.

“Foi um processo bastante desafiador, principalmente durante o desenvolvimento do Projeto de TCC, onde realizamos todo o embasamento teórico, já que este aconteceu em conjunto com mais oito matérias. Já na aplicação do estudo de caso, o maior desafio foi a aplicação da ferramenta na linha de produção, tendo em vista que a linha é contemplada por 12 equipamentos. Na implementação propriamente dita, foi um processo tranquilo. Tive todo o apoio da empresa para superar as dificuldades e dúvidas que surgiam ao longo do projeto. A equipe se mostrou extremamente unida e com foco no objetivo de melhorar a performance da linha de produção”, comentou.

Entre os principais resultados obtidos, segundo Rodrigo, destacam-se o desenvolvimento do senso de autonomia ao operador em relação ao seu equipamento; a criação da cultura de manter o ambiente limpo e organizado com a convicção de que isso resulta diretamente na redução de perdas na linha de produção; a aliança gerada entre a equipe de produção e de manutenção, já que ambas trabalham para um objetivo comum; a melhoria nos indicadores de performance do equipamento (MTBF, MTTR, Disponibilidade, Confiabilidade, Quebras, OEE); o conhecimento técnico proporcionado aos operadores no que tange ao seu próprio equipamento e a obtenção de conhecimento teórico e prático sobre o Lean Manufacturing.

Após a formatura, prevista para o mês de março, Rodrigo pretende iniciar um MBA em Ciência de Dados, já que pretende se especializar na área em que atua atualmente, que é a de analista industrial. “Também pretendo melhorar minhas habilidades na língua inglesa, com o objetivo de, até o fim do próximo ano, adquirir um nível avançado de conversação. Em paralelo, quero realizar cursos com o intuito de aprimorar meu conhecimento no que tange à análise de dados”, finalizou.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.