Acadêmicos de Farmácia realizam visita ao Horto de Plantas Bioativas e Medicinais de Bozano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Farmácia realizam visita ao Horto de Plantas Bioativas e Medicinais de Bozano

No último sábado, 13 de agosto, estudantes do curso de Farmácia da Unijuí estiveram visitando o Horto de Plantas Bioativas e Medicinais de Bozano, a partir da disciplina de Farmacognosia, coordenada pelos professores Christiane Colet e Cristiano Sartori Baiotto. O encontro de estudos tratou sobre o cultivo, as propriedades e a importância das plantas medicinais no contexto cultural daquela comunidade, através do conhecimento popular e tradicional.

Conforme explica o professor adjunto da disciplina, Cristiano Baiotto, o Horto Municipal de Bozano tem cerca de 70 espécies de plantas e é mantido pela pastoral da saúde da comunidade religiosa, em parceria com os agentes comunitários de saúde de Bozano e a Emater. No local, os estudantes puderam visualizar a espiral de plantas, a mandala e o relógio do corpo humano medicinal.

Na visita, a extensionista da Emater, Liane dos Santos, juntamente com as voluntárias da Pastoral da Saúde, Vera Sandri e Rosalina Baiotto, falaram sobre cada exemplar cultivado no local. O professor Cristiano também interagiu com os estudantes do curso, explicando sobre as propriedades terapêuticas e medicinais das plantas, instigando-os a refletirem sobre a importância da observação do uso tradicional das plantas medicinais, já que os diálogos e a interação da Universidade com a sociedade podem auxiliar na identificação de ativos de interesse medicinal.

Conforme explicou a extensionista da Emater, a ideia é organizar a visitação a esse espaço didático-pedagógico a partir de agendamentos, como forma de incentivar o conhecimento, identificando e promovendo o uso de plantas bioativas para a educação e promoção da saúde. Segundo Liane, o Horto de Bozano é um dos mais completos e mais bem estruturados da região de atuação da Emater em 44 municípios. 

A visitação ao Horto também vai subsidiar os estudantes no desenvolvimento de um trabalho, o Memento de Plantas Medicinais, que trará informações detalhadas sobre a família, nomenclatura popular e a parte utilizada de plantas, além de contraindicações, precauções de uso, efeitos adversos, interações medicamentosas, vias de administração e posologia, a fim de orientar os profissionais da saúde e população sobre o uso correto das plantas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.