Unijuí vai sediar a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí vai sediar a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas

A Unijuí vai sediar pela primeira vez uma Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. O evento, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril de 2024, é realizado anualmente a partir de uma promoção da Emater e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sempre com a parceria de uma universidade. Esta, que será a 17ª edição do evento, também contará com o apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e do Município de Ijuí. 

“Nesta edição, iremos trabalhar o tema ‘Da produção sustentável ao uso racional’, onde abordaremos toda a cadeia produtiva das plantas medicinais, desde a produção até a disponibilização à população de forma segura”, explicou a professora Christiane Colet, que coordena o projeto de pesquisa Plantas Medicinais e Medicamentos - Plamedic na Unijuí. 

Conforme destacou a professora, a abertura oficial acontecerá s 19h, no dia 23 de abril, tendo como palestra inicial as “Plantas Medicinais e suas diversas dimensões de uso, produção, pesquisa e comercialização”. Será palestrante o engenheiro agrônomo Lin Chau Ming da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

No dia 24, a programação se estenderá da manhã até à noite, sendo que à tarde serão realizadas as oficinas. “Temos a proposta de 22 oficinas que serão realizadas de forma concomitante e oferecidas pelos cursos de graduação da Unijuí, com destaque para os cursos de Farmácia, Biologia, Estética e Cosmética, Biomedicina, Agronomia e Medicina Veterinária. Também teremos oficinas ofertadas pela Emater e pela 17ª CRS”, explicou Colet. A programação se encerra no dia 25, com dois turnos de atividades. 

Segundo a professora, a importância de a Unijuí sediar o evento está na possibilidade de poder apresentar, para a região e para o Estado, todas as pesquisas e o potencial que a região Noroeste tem dentro da cadeia produtiva e do uso racional de plantas medicinais. “Estaremos nos inserindo nas discussões que já acontecem no Estado. Lembrando que, para além da programação científica, estudantes e a comunidade em geral terão a possibilidade de inscrever trabalhos para a apresentação na forma de pôster”, explicou a professora, lembrando que o evento destina-se a estudantes, egressos, profissionais e extensionistas da Emater que atuam na área ou que têm interesse em ampliar o conhecimento sobre o tema. 

Em breve, as inscrições serão abertas em unijui.edu.br/eventos, onde será possível conhecer a programação completa. O evento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, focado em assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.