AFIR e curso de Fisioterapia da UNIJUÍ promovem palestra sobre a Unidade de Reabilitação Física - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

AFIR e curso de Fisioterapia da UNIJUÍ promovem palestra sobre a Unidade de Reabilitação Física

 

Foi abordada a temática "Conhecendo a Unidade de Reabilitação Física – UNIR", com a fisioterapeuta, professora mestre da UNIJUÍ Edina Linasse Coelho.

Na palestra, a professora Edina Linassi Coelho mostrou a atuação da Unidade de Reabilitação Física – UNIR, fruto de uma parceria entre UNIJUÍ e Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. O evento foi promovido pela Associação de Fisioterapia de Ijuí e região (AFIR) e o curso de Fisioterapia da UNIJUÍ, realizado no dia 10 de novembro.

Localizada na rua Theodorico Fricke, Bairro São Geraldo, em Ijuí, a UNIR está em atividade desde o mês de julho de 2011, atendendo pacientes dos municípios pertencentes a  9ª CRS (Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Barbara do Sul, Selbach e Tupanciretã)  e a 17ª CRS (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Valério do Sul, Sede Nova e São Martinho).

Tem a função de possibilitar a pessoa com deficiência física, a reabilitação e o acesso aos meios terapêuticos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção). Com uma equipe multidisciplinar, que envolve médica, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional.

O atendimento é ambulatorial e contempla: diagnóstico e avaliação funcional da deficiência física; atendimento em reabilitação/habilitação por equipe multiprofissional; orientações aos cuidadores, acompanhantes e familiares; preparo para a alta e reinserção social. Além de realizar o atendimento aos pacientes, a Unir também é responsável pela dispensação de OPMs (próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção).

A UNIR também oportuniza a comunidade atendimento a grupos como amputados, lesado medula,  e o grupo de disfagia orienta sobre o preparo correto dos alimentos para os pacientes. A disfagia é definida como dificuldade de deglutição, ou seja, dificuldade em engolir, sintoma comum em pacientes que sofrem acidentes graves, com lesões neurológicas, pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), portadores de paralisia cerebral, dentre outras doenças.

Para ingressar na UNIR é necessário encaminhamento via secretarias municipais de saúde dos municípios abrangentes e ter diagnóstico de Paciente com Diagnóstico para Reabilitação Física ou necessidade de OPM.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.