Fisioterapeutas do CER III - Unir participam de curso sobre Orientação e Mobilidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fisioterapeutas do CER III - Unir participam de curso sobre Orientação e Mobilidade

As fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir da Unijuí, Edina Coelho e Carla Mergen, participaram do curso de formação profissional em Orientação e Mobilidade (OM), para atendimento à pessoa com deficiência, que teve início em junho, no modo híbrido, e finalização no mês de outubro.

Segundo a coordenadora do CER III - Unir, professora Edina Coelho, o programa de OM é totalmente individualizado e elaborado a partir de avaliação, verificando as condições sensório-motoras, necessidades e interesse de cada paciente. 

A parte prática do curso foi realizada em São Paulo, nos meses de agosto e outubro. Para a fisioterapeuta Carla, a prática foi de suma importância. “Vivenciamos as técnicas com utilização do guia vidente, autoproteção, bengala longo, desenvolvimento de orientação e as vivências especiais em metrô, escadas rolante e fixa, parques e shopping centers”, reforçou.

Segundo Edina, a área da OM é muito ampla, rica e fundamental no atendimento das pessoas com cegueira e baixa visão. “Começamos com atividades de forma crescente, das simples às complexas, com a participação efetiva e comprometida do paciente e da família em busca de uma interação, facilitando o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual.”

No CER III - Unir, orientação e mobilidade são trabalhados nos atendimentos da reabilitação visual com as crianças, jovens e adultos, respeitando a individualidade de cada paciente.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.