Unijuí realiza reabilitação cardiorrespiratória na Clínica Escola de Fisioterapia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí realiza reabilitação cardiorrespiratória na Clínica Escola de Fisioterapia

Serviço gratuito à comunidade é prestado por acadêmicos e professores

Um dos principais espaços de prática para os estudantes, e que beneficia diretamente a comunidade, é a Clínica Escola de Fisioterapia da Unijuí, localizada no Complexo 3 da Unijuí Saúde. Contando com equipamentos modernos e com o auxílio de professores fisioterapeutas, que orientam os acadêmicos no atendimento aos pacientes, a Clínica presta serviços em diferentes áreas, a exemplo da reabilitação cardiorrespiratória. O serviço funciona atrelado aos estágios do curso de Fisioterapia, conforme explica a supervisora, professora na graduação e especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Eliane Winkelmann. 

“Recebemos pacientes com problemas respiratórios, com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou que receberam alta hospitalar e precisam dar continuidade à reabilitação após permanecerem longo período na UTI, ter um quadro de pneumonia ou realizar uma grande cirurgia. Também, pacientes com problemas cardiovasculares, que tiveram infarto agudo do miocárdio ou que possuem insuficiência cardíaca, por exemplo”, destaca a professora. Na Clínica Escola também são atendidos pacientes renais, que realizam hemodiálise e estão extremamente debilitados. “Entre 2020 e 2021, também recebemos muitos pacientes pós-covid, que tiveram alta hospitalar e precisaram dar continuidade à reabilitação”, completa.

De acordo com Eliane, atualmente é realizada uma média de 70 sessões de reabilitação cardiorrespiratória por semestre, todas contando com a presença dos estudantes no processo de acompanhamento do paciente. Até chegar ao estágio final, o acadêmico passa por disciplinas teóricas, práticas em laboratório e com pacientes. “A presença do fisioterapeuta no hospital sempre aconteceu. Mas tem crescido a demanda na alta hospitalar, no atendimento ambulatorial, porque os pacientes precisam dar continuidade à sua reabilitação após a internação. Esse é um serviço muito importante, que o auxilia a ter qualidade de vida e mais independência, e que precisa ser conhecido pela comunidade”, reforça a professora.

Antes de iniciar qualquer atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia, o paciente é encaminhado para uma avaliação com o médico. Como lembra Eliane, a reabilitação cardiorrespiratória é um complemento ao tratamento já realizado. O paciente precisa ser acompanhado e estar bem medicado.

Para a professora Eliane Winkelmann, a Unijuí, como uma universidade comunitária, desempenha um papel importante na comunidade ao oferecer este serviço, dentre tantos outros. “A Unijuí presta um atendimento de qualidade, de forma gratuita à população. Essa é uma contribuição social enorme. Ao mesmo tempo, o estudante tem a oportunidade de realizar a prática do seu curso em um ambiente de qualidade, em contato direto com o paciente. Isso é qualidade de ensino e é neste ponto que a Unijuí se diferencia”, finalizou.

Para conhecer mais sobre o curso de Fisioterapia, clique aqui. A Universidade está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão até a próxima segunda-feira, dia 29 de novembro.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.