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Curso de Matemática aposta na qualificação de docentes da educação básica

Professores de matemática da educação básica e alunos de licenciatura em Matemática de instituições públicas de diversos estados brasileiros estão buscando formação continuada e complementar na UNIJUÍ.

O Curso na modalidade EAD “Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica” recebeu mais de 1.300 inscrições novas, desde o dia 04 de fevereiro, quando foi feita a divulgação do mesmo nas redes sociais e também por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional de todo o Brasil, listas de discussão de grupos relacionados com a Educação Matemática, além de secretarias e coordenadorias de educação em diversos estados.

Conforme explica a coordenadora do curso, professora Tânia Michel Pereira, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ, o curso vem sendo oferecido desde março de 2009.  Deste a sua primeira oferta, na modalidade EAD, mais de 10 mil participantes se inscreveram neste ambiente virtual, onde se encontram os materiais para realização do curso, que também podem ser utilizados em outras formações oferecidas pelas instituições públicas de ensino que desejam utilizar as apostilas disponíveis. O curso é oferecido gratuitamente através do projeto de extensão “O uso da informática no ensino da matemática na educação básica”. O projeto é financiado pelo do Fundo Institucional de Extensão (FIE/UNIJUÍ) e conta com dois bolsistas do programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UNIJUÍ).

“É importante destacar a participação do NTE/36ª junto à equipe de trabalho do projeto, desde 2005, quando o curso era na modalidade semi-presencial. O curso atual conta ainda com a colaboração de professores voluntários, entre eles, ex-bolsistas e ex-alunos do curso, os quais atuam como moderadores em fóruns específicos e outras atividades relacionadas com o curso”, destaca a coordenadora. O projeto, além do curso, mantém o Laboratório Virtual de Matemática, a partir do qual o curso pode ser acessado e onde são disponibilizadas as produções de software educacional desenvolvidos no projeto.

O curso é indicado para formação continuada de professores de Matemática ou para formação complementar para alunos de licenciatura em matemática. É totalmente à distância, gratuito, com fluxo contínuo de entrada. Trata de diferentes tipos de materiais didáticos virtuais interativos e aplicativos úteis destinados ao ensino da matemática na educação básica no que diz respeito à sua localização, modos de utilização, avaliação e construção destes tipos de materiais, também chamados de software educacional.  Após a conclusão do curso, o aluno paga apenas as despesas com a confecção e envio do certificado.

“Vale destacar que, neste ano, o número de alunos de licenciatura em matemática aumentou significativamente. Os alunos inscritos têm nos informado que souberam do curso através de seus professores ou de seus colegas, via e-mail ou Facebook”, salienta Tânia. O curso possui estrutura para receber mais inscrições, que podem ser feitas a partir do link do Laboratório.


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