COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Matemática (Licenciatura)

Projeto do DCEEng desenvolve oficinas de formação em Santa Rosa

No mês de março, nos dias 12, 19 e 26, no Campus Santa Rosa, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão – FEMAT/RS, do DCEEng, desenvolveu com professores e representantes das redes e instituições de ensino da região de Santa Rosa Oficinas de formação. Estas formações foram ministradas pelos professores extensionistas Peterson Avi, Isabel Battisti, Claudia Piva e Patrícia Spilimbergo e as estudantes bolsistas do projeto Caroline dos Santos e Raiani Felippe.

Contaram com a presença de professores e representantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, abrangendo Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As formações tiveram como objetivo principal a orientação para a elaboração de projetos de pesquisa com enfoque na área Matemática, com vistas à participação na I Feira Regional de Matemática da região de Santa Rosa, que deve acontecer em 30 de agosto de 2019, no Campus de Santa Rosa/Unijuí.

Durante os encontros de formação, foram apresentadas ideias gerais das Feiras de Matemática e a partir de suas Categorias e Modalidades, foram propostas reflexões acerca da organização do currículo escolar de Matemática – envolvendo aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, 2018), princípios como contextualização e interdisciplinaridade e metodologias de ensino com enfoque na resolução de problemas e investigação matemática.  


Projeto Feira de Matemática encerra atividades do ano

No último sábado, 1º, estiveram reunidos os professores extensionistas, voluntários e bolsistas do Projeto Institucional de Extensão Feira de Matemática no Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão, para marcar o encerramento das atividades do referido projeto, neste ano de 2018.

No mês de outubro este projeto, dentro da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, realizou atividades em Ijuí e Santa Rosa, com o apoio do CNPq e do MCTIC. No dia 16 de outubro, foi realizada na UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, a palestra “Feiras de Matemática: Histórico, Princípios e Perspectivas”, com a professora Fátima Peres Zago de Oliveira, membro da Comissão Permanente Nacional da Rede de Feiras de Matemática.

Na sequência, no dia 17 pela manhã, aconteceu, no auditório do DCEEng, o Seminário de Avaliação e Sistematização da II Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul, realizada no mês de agosto em Panambi. Pela tarde, também no DCEEng, ocorreu a Mesa Redonda “Matemática como Redução de Desigualdades e Matemática como fator de Inclusão”. Essa foi mediada pela professora Isabel Battisti e contou com a presença das professoras: Fátima Peres Zago de Oliveira, Adriela Noronha (professora de Matemática com experiência no trabalho com alunos com deficiência visual) e Nadir Lucia Schuster Colling (assessora da Educação Especial do Núcleo Pedagógico da 36ª CRE).


Mais de 95 trabalhos serão apresentados na II Feira Regional de Matemática

         
          

A II Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul, que será realizada em Panambi, no dia 24 de agosto, somou 97 trabalhos inscritos por escolas de oito municípios da região. A feira visa a sistematização dos projetos realizados por estudantes, professores e comunidade que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos.

Com o tema "A Matemática é para todos!", os trabalhos foram inscritos em oito categorias diferentes: Educação Especial (10); Educação Infantil (5); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (21); Ensino Fundamental – Anos Finais (40); Ensino Médio e/ou Profissionalizante (15); Ensino Superior (4); Professor (1); Comunidade (1).

Segundo a Comissão Organizadora, os trabalhos inscritos apresentam grande variedade nas temáticas, demonstrando a riqueza dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes espaços educativos.

O número de inscrições aumentou significativamente da I Feira, que teve 81 trabalhos apresentados, o que, de acordo com os organizadores, é fruto da atuação do Projeto de Extensão da UNIJUÍ, que está ajudando no processo de consolidação e expansão das Feiras de Matemática na região.

A II Feira Regional de Matemática será realizada no dia 24 de agosto, no IFFar – Campus Panambi.


Alunos da Região participam da VI Feira Nacional de Matemática

Alunos da região e professores da Unijuí participaram no mês de maio da VI Feira Nacional de Matemática, no Acre. O grupo que participou foi constituído por 27 pessoas e representou o Rio Grande do Sul com oito trabalhos. Esses trabalhos foram selecionados na I Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul que aconteceu no Ginásio da Unijuí no dia 25 de agosto de 2017.

Na comitiva estavam presentes três professores da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, Claudia Piva e Vanessa Faoro, que foram avaliadores na Feira Nacional e estão vinculados ao projeto de extensão da Unijuí – Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão.

A Feira Nacional de Matemática acontece de dois em dois anos. Foram 106 trabalhos apresentados dos estados de: Santa Catarina (40), Acre (24), Amapá (09), Rio Grande do Sul (08), Bahia (08), Tocantins (06), Pará (04), Espírito Santo (02), Minas Gerais (02), Pernambuco (02) e Ceará (01).


Projeto de Extensão realiza formação relacionada à Feira de Matemática para professores da região

Dando continuidade as ações propostas pelo Projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão" foi realizado, no último dia 19 de abril, encontro de formação com representantes das instituições e redes envolvidas e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Esta oficina tratou da elaboração e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e da escrita de texto na forma Relato de Experiência em Feiras de Matemática.

Este encontro foi ministrado pela extensionista do Projeto, professora Isabel Koltermann Battisti, acompanhada pelos também extensionistas, professores: Patricia Spilimbergo, Cláudia Piva e Peterson Avi e alunos bolsistas do projeto: Marcelo Wachter Maroski e Caroline dos Santos e do Laboratório de Matemática Edwarda Schünemann.

Já nesta quinta-feira, dia 26 de abril, o encontro de formação com representantes das instituições e redes envolvidas e professores. Neste encontro discutiu-se aspectos para a elaboração e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa nas modalidades Educação Especial e Professor, bem como, os elementos principais para a Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. Este encontro foi ministrado pelos extensionistas do Projeto, professora Isabel Koltermann Battisti e professor Peterson Avi, acompanhados também pelas professoras extensionistas Patricia Spilimbergo e Cláudia Piva e alunos bolsistas Marcelo Maroski, Caroline dos Santos e Edwarda Schünemann.


II Feira Regional de Matemática movimenta instituições de ensino da região

              

Entre as ações propostas pelo Projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão" constam encontros de formação com representantes das instituições e redes envolvidas, com professores da Educação Básica e comunidade em geral, que tratam da elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa e da escrita de texto na forma Relato de experiência, da Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática e da Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática, conforme o cronograma:

- Dia 26 de abril, das 14 horas às 17 horas: Elaboração e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa - Educação Especial, Professor e Comunidade. Local: Sala 507 - Sede Acadêmica 

- Dia 26 de abril, das 14 ás 17h: Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. Local: Auditório do DCEEng 

- 27 de abril, das 8h30min às 11h30min: Elaboração e desenvolvimento de Projetos para professores dos Anos Finais e Ensino Médio. Local: Campus UNIJUI/ Panambi (Inscrições na 36ª CRE) 

- Dia 28 de junho, das 14h às 17h: Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática. Local: Auditório do DCEEng 

- Dia 12 de julho, das 19h às 22: Seminário Sistematizador das formações realizadas. Local: Auditório do DCEEng

Este encontro foi ministrado pela extensionista do Projeto, professora Isabel Koltermann Battisti, acompanhada pelas também extensionistas, professoras Patrícia Spilimbergo e Cláudia Piva e contou com a participação de representantes da 36ª CRE, da Secretaria Municipal de Educação dos municípios de Ijuí e Condor, de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais de escolas da rede privada, estadual e municipal, de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Condor e de Panambi.

As formações são totalmente gratuitas e é fornecido atestado de participação considerando a carga horária dos encontros. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: feiradematematicars@gmail.com constando o nome e a instituição que representa.