Um passeio pela história da gastronomia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Um passeio pela história da gastronomia

Na disciplina de Introdução à Ciência da Nutrição, do curso de Nutrição da UNIJUÍ, foi realizada, como finalização da disciplina, uma atividade prática sobre a História da Alimentação. Os estudantes realizaram um pesquisa sobre história da alimentação nas diferentes fases da história: pré-história, idade dos metais, Egito Antigo, idade média, antiguidade, idade moderna e contemporânea e história da alimentação no Brasil e suas influências.

                      

A partir da pesquisa bibliográfica, cada grupo elaborou a ficha técnica de uma preparação da época, com estudo dos ingredientes, técnicas e utensílios utilizados. 

Dentre as preparações, estão o pão ázimo, torta de maçã e pommeaulx, cubos de cordeiro ao molho de vinho tinto, peru ao molho de champanhe, sorbet de manga, Kafta, basbousa, ensopado de peixe, quindim. 

Após a apresentação dos videos e história dos pratos, cada grupo organizou a decoração para a degustação. "Conhecer a nossa história alimentar estabelece conexões importantes para a formação de profissionais preocupados com a história alimentar de uma pessoa, família e comunidades", afirma a professora Eilamaria Libardoni Vieira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.