COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nutrição (Bacharelado)

Estudantes tem aula no restaurante Confraria sobre nutrição e gestão

                 

Estudantes do 7º semestre do curso de Nutrição da Unijuí realizaram aula da disciplina de Gestão em Organizações de Alimentos e Nutrição no Restaurante Confraria, em Ijuí. As professoras da disciplina, Eilamaria Libardoni Vieira e Sandra Regina Albarello, planejaram a aula no empreendimento na área de alimentação, onde o sócio proprietário, Vitor Buss, apresentou o restaurante e discutiu com os alunos sobre os desafios na área do empreendedorismo. Vitor é nutricionista, egresso do curso de Nutrição da Unijuí e desde 2018 desempenha as funções de nutricionista e gestor do restaurante.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a planta física do restaurante, além de discutir como o Nutricionista sobre o trabalho. Vitor destacou a importância da gestão em um empreendimento e explicou como trabalhou o diagnóstico inicial, identificação de alternativas, como foram determinados os objetivos e metas e como fizeram o estudo do mercado e da comercialização do projeto/negócio a partir do início como novos administradores. Destacou a importância de conhecer e fazer a gestão do Plano Financeiro: investimentos, financiamento, custos e receitas. Também enfatizou sobre a capacidade do nutricionista em inovar, não importando a área de atuação.

Para os estudantes de Nutrição a aproximação dos conteúdos teóricos sobre gestão, empreendedorismo e inovação com a experiência do Nutricionista Vitor trouxe o desafio do pensar oportunidades de negócios na área de alimentos e nutrição. “Ouvir o Vitor falar sobre o empreendimento e suas inovações com conteúdo técnico e experiências diárias aproxima e apaixona o estudante de nutrição para discutir os conteúdos teóricos da disciplina e a elaboração do Plano de Negócios. Foi uma experiência que possibilitou a expansão da visão empreendedora do nutricionista. Que é possível reinventar nosso ambiente de trabalho e modificar a vida das pessoas além do atendimento individual”, observa a estudante Elisa Buratti.


Aula de chef com experiência na Europa marca integração do curso de Nutrição

               

Com o objetivo de integrar estudantes e professores, o curso de Nutrição da Unijuí realizou, na noite de segunda-feira, 04, o Integra Nutri, evento que já é tradicional na Universidade. Nesta edição, o chef Henrique Zauk ensinou o preparo de duas receitas, em atividade realizada no Laboratório de Nutrição, no campus Ijuí.

O convidado mostrou aos participantes da atividade todo o preparo do risoto de gorgonzola com pera e espuma de pimentão e risoto de funghi e filé. Ele também contou um pouco da rotina de trabalho no setor gastronômico, em bate-papo com o grupo de estudantes e professores da Unijuí. “Hoje eu passo mais tempo na cozinha do que com a minha família, então é importante salientar o trabalho em equipe para conseguir progredir numa cozinha”, observou. Ele também pontuou alguns dos desafios para quem deseja trabalhar na área, falando sobre aspectos da nossa região: “a maior limitação diz respeito à variedade de produtos, da matéria-prima para a cozinha, que às vezes não encontro na cidade”, complementou.

Tecnólogo em Gastronomia pela UCS, com especialização na Itália, Henrique trabalhou nove anos na Europa, em três países diferentes: Itália, França e Suíça. Agora voltou ao Brasil com o desafio de abrir um negócio e trazer o conhecimento adquirido nos lugares por onde passou para cá.

Segundo a coordenadora do curso, professora Adriane Huth, a integração entre estudantes e professores do curso tem o objetivo de instigar o trabalho em equipe e o respeito à opinião do colega, além de oportunizar a construção de relações e conhecimentos.


Professora da Unijuí ministra palestra sobre segurança alimentar

A professora Eilamaria Libardoni Vieira do curso de Nutrição da Unijuí participou como palestrante na I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional promovida pelo COMSEA, Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Três Passos/RS e EMATER Municipal e Regional.

O tema central da Conferência e abordado pela professora foi "Segurança Alimentar: pela Vida Saudável e contra a Fome e a Miséria". Participaram da Conferência 124 pessoas entre elas autoridades, estudantes, trabalhadores de saúde, participantes dos grupos de Assistência Social e agricultores. 

O tema segurança alimentar e alimentação saudável foi discutido baseando-se no Guia Alimentar para a População Brasileira, que sugere que os alimentos in natura e minimamente processados sejam a base da alimentação e ainda que esses alimentos respeitem a Justiça Social e a Sustentabilidade.

Comer em família, valorizar as preparações culinárias e consumir alimentos locais também fazem parte das diretrizes do Guia Alimentar. Foi destacado também a relação das doenças crônico não degenerativas com o consumo de alimentos ultraprocessados e processados industrializados.

A partir dessas discussões foi provocado que os participantes da conferência pensassem sobre a Fome e Miséria no contexto discutido, para então fazerem os apontamentos para dos 4 eixos: Produção, abastecimento e acesso aos alimentos; Qualidade de alimentos; Educação alimentar; Sistema de segurança alimentar e nutricional.

O pensar sobre a segurança alimentar e alimentação saudável, em contraponto com a fome e a miséria, contribuiu para a elaboração de 15 propostas a partir da realidade do município que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. 

Aproximar as discussões das construções das conferências com o curso de Nutrição da Unijuí contribui para um pensar crítico das políticas públicas na área da Segurança Alimentar e Nutricional.


Estudantes de Nutrição visitam Unidade de Produção de Refeições em Não-me-Toque

 

Os estudantes da disciplina de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição II do Curso de Nutrição da Unijuí fizeram uma visita de estudos na Unidade de Produção de Refeições da Stara de Não-me-Toque/RS, que é administrada pela empresa Sodexo. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a planta física funcional da Unidade observando os conteúdos teóricos sendo executados na prática diária desde o recebimento até a distribuição das refeições.

As Nutricionistas da Sodexo, Danieli Bastos e Suzane Schroeder, explicaram os processos de recebimento, higienização, armazenamento, cocção, distribuição e descarte dos alimentos. Os estudantes puderam conhecer o funcionamento e layout dos equipamentos e utensílios, inclusive os da linha mais moderna de produção de refeições. A unidade da Sodexo oferece três cardápios diários com em torno de 1.600 almoços e mais de 2.000 refeições diárias.

De acordo com a acadêmica Ana Luisa Concli Sebotaio, a visita foi uma ótima experiência. “Foi uma abertura no horizonte, digamos assim, não conseguia imaginar uma cozinha com aquela qualidade sem ser em filmes, e ver isso na realidade foi muito gratificante”, comentou. A estudante Cristiane Zeni Bender Slaviero também gostou da visita: “para mim, uma outa versão do que eu já conhecia, pois a estrutura é muito moderna e bem estruturada”.

Para Alissa Beatriz Rockenbach, a viagem a unidade de produção de refeições da Stara/Sodexo mostrou as diferentes realidades na área de UAN. “Conhecendo outras cozinhas posso dizer que parece uma prática distante, tamanha tecnologia disponível, número de colaboradores e a excelente gestão da unidade. Um lugar encantador e que fez eu me apaixonar um pouquinho mais por essa área”.

As relações do curso de Nutrição da Unijuí com os campos de estágios na área de produção de refeições, além de contribuir para a formação dos acadêmicos, proporciona a aproximação da teoria com a prática diária. Ver o acadêmico construir o seu conhecimento durante a visita de estudos baseado no que é discutido na disciplina contribui para a formação de profissionais cada vez mais capacitado para a área de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. A gestão de pessoas, que também faz parte do conteúdo programático, foi tema de diálogo com as nutricionistas.


Cinema para discutir Obesidade Infantil

                   

O I Cinema, Café e Conversa aconteceu na noite do dia 27/06/2019, no miniauditório 3 da Unijuí e reuniu professores da rede municipal, estadual e particular dos municípios de Ijuí e Santo Ângelo. O objetivo foi discutir sobre a Obesidade Infantil e a Promoção da Saúde no ambiente escolar.

A organização do evento foi uma iniciativa dos grupos GEPI – Grupo de Estudos Pesquisadores da Infância e GEPAI- grupo de Estudos e Pesquisas em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob coordenação das professoras Marta Estela Borgmann (UNIJUÍ), Aline Copetti (GEPI) e Bruna Barboza Trasel (GEPAI) e com o apoio da UNIJUÍ, destinado às pessoas que se sensibilizam com temas relacionados às infâncias.

Na oportunidade os professores assistiram ao documentário “Muito Além do Peso” que trata sobre a epidemia de obesidade infantil que estamos vivendo atualmente.  Para aprofundar as discussões, o encontro contou com a fala da nutricionista da Unijuí Saúde, Cristiane Tarine Müller Girotto, a qual apresentou resultados de estudos epidemiológicos sobre a obesidade infantil, abordou as consequências do sobrepeso para as crianças, algumas estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), e por meio da utilização de material visual, contendo rótulos de alimentos e os seus respectivos teores de açúcar, gorduras e sódio, discutiu sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e os riscos à saúde.

O evento oportunizou discussões e reflexões sobre o papel da escola na formação do hábito alimentar e na prevenção da obesidade infantil. 


Estudantes de Nutrição conheceram cozinha industrial da Empresa Tramontina

                

Estudantes do curso de Nutrição da Unijui, na Disciplina de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição I, orientados pela professora Eilamaria Libardoni Vieira, realizaram visita técnica na cozinha industrial da Empresa Tramontina, no município de Farroupilha, no dia 04 de junho.

A nutricionista da Cooperativa Santa Clara Ltda., supervisora da cozinha Tramontina Farroupilha, Jéssica Gambato, acompanhou a visita e explicou a gestão da unidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o layout, o processo da produção, do recebimento até a distribuição, a gestão de pessoas e os equipamentos e utensílios de alta tecnologia. A visita foi realizada durante o processo de produção e distribuição dos alimentos.   

Também foi realizado o roteiro do Caminho da Pedras onde foram observados os processos de desenvolvimento de produtos alimentícios baseados em alimentos regionais com a valorização da cultura local que proporcionam o desenvolvimento da região visitada.

As visitas proporcionaram que os acadêmicos relacionassem as teorias estudas em sala de aula com o dia a dia da produção de refeições. Além disso, conhecer o desafio de empreender a partir das potencialidades locais na área da alimentação e valorizar as culturas alimentares é importante para incentivar os futuros Nutricionistas para serem empreendedores.

Depoimentos de estudantes do curso sobre a visita

Pâmela Fleck: “Significou muito poder observar uma grande unidade, funcionando dentro das boas práticas, onde a hierarquia e o conhecimento de todos são extremamente importantes. O que me chamou a atenção na questão de trabalho e relação entre os profissionais é que o nutricionista como responsável pela unidade é o espelho da equipe. Nós, como profissionais, devemos saber trabalhar em equipe. Destaco, ainda, a questão de seguimento do manual, o qual é a base para o bom funcionamento, as boas práticas para o desenvolvimento das atividades”.

Larissa Schäffer – “A viagem foi muito rica para a nossa aprendizagem. Poder vivenciar o que é discutido em aula, presenciar a atividade dos profissionais, entre outras questões, como os utensílios utilizados, faz toda a diferença”.

Alissa Beatriz Rockenbach - “Vivenciar o que é discutido teoricamente em aula foi sensacional. Cada detalhe que a nutricionista nos mostrou, desde a chegada do alimento ao restaurante, seu preparo até o destino final no buffet mostrou o cuidado e o carinho para alimentar cada funcionário. Essa é uma das áreas da nutrição que penso em trabalhar como futura nutricionista”.

Cristiane Zeni Bender Slaviero -  “Foi muito proveitoso poder ver uma realidade que não estamos acostumados e que vamos trabalhar nos estágios. Uma recepção muito boa da Jéssica também foi importante, principalmente no relato dela sobre o amor a profissão”.