Curso de Nutrição orienta pais da EFA sobre lanches saudáveis - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição orienta pais da EFA sobre lanches saudáveis

Com o objetivo de desenvolver nas famílias uma reeducação alimentar pensando na saúde das crianças, o curso de Nutrição da UNIJUÍ realizou uma atividade de orientação, conhecimento e experimentação com os pais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. A iniciativa foi da turma A11, da Educação Infantil, a partir da observação dos lanches enviados à sala de aula.

Segundo a professora da turma, Sônia Falcão, a escola é um espaço educativo e formador, por isso a preocupação de orientar e estimular vivências a partir da visita ao Laboratório de Nutrição e Dietética da UNIJUÍ. “Na sala de aula estamos trabalhando com empenho para desenvolver na criança hábitos e atitudes, e uma alimentação saudável, de valorização da vida e da saúde, que também é uma proposta da escola como um todo. O objetivo é oferecer para a criança mais alimentos in natura, que chegue no máximo à linha dos processados, e estimular no grupo de uma forma lúdica, encantadora e prazerosa o consumo desses alimentos”, explica.

Além de informações sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, que enfatiza sobre a importância de dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, os pais da turma puderam acompanhar de perto a escolha, produção e degustação de lanches mais saudáveis para pré-escolares e escolares. A professora que coordenou a atividade, junto aos acadêmicos de Nutrição do 5º semestre, Mariana Novack, a proposta da turma foi substituir alimentos ultra processados, que muitas vezes são mandados para a escola como lanche, por preparações mais saudáveis. “Devemos ter muito cuidado com relação ao tipo de lanches ofertados para essas crianças pois é na infância que os hábitos alimentares são desenvolvidos, então, procurar enviar para a escola alimentos mais saudáveis, nutritivos e evitar os alimentos ultra processados”, reforça. Entre as receitas elaboradas como sugestão, estão: bolo de couve, pão de queijo de beterraba, pães nutritivos kids, panqueca de banana, mini pizza e sanduíche integrais, cooks ricos em fibras e bolo salgado de legumes.

A partir desta aula compartilhada, já foi possível observar mudanças nos hábitos dos pais, o que reflete diretamente nas crianças, como observa a professora Sônia Falcão. “As crianças não têm muita ideia do ‘meu’ e do ‘teu’. Tudo é ‘delas’, mesmo que esteja no pote do colega, também, na sua visão, lhes pertence, pela característica egocêntrica da faixa etária dos dois anos. O que acontecia era que algumas crianças acabavam não comendo do seu lanche e comendo o lanche do colega que não era tão saudável. Pensamos que se as famílias tivessem uma reeducação alimentar, para que todos mandassem lanches mais nutritivos, que a turma inteira iria desenvolver hábitos alimentares mais nutritivos. A partir desse dia já se teve uma preocupação e já houveram mudanças”, avalia.

Ouça a entrevista na íntegra com a professora Sonia Falcão:



Ouça a entrevista na íntegra com a professora Mariana Novack:



Ouça os depoimentos dos acadêmicos do curso de Nutrição sobre o preparo dos lanches e o contato com os pais da EFA:

Saiba mais sobre a classificação dos alimentos:

- In natura: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Ex: ovos e frutas.

- Minimamente processados: são alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas antes de sua aquisição, como processos de limpeza. Ex: cortes de carne congelados e leite pasteurizado.

- Alimentos processados: são fabricados pela indústria com adição de ingredientes como sal ou açúcar ou outra substância culinária em alimentos in natura para deixar sua duração maior e sabor mais agradável. Ex: frutas em calda, sardinha e atum enlatados, alguns pães.

- Alimentos ultra processados: são formulações industriais feitas totalmente ou em grande parte de substância extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos. Ex: refrigerante, macarrão instantâneo, salsicha, bolachas recheadas, waffer, chips, achocolatados.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.