Estudantes realizam ações de combate e prevenção à hipertensão arterial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes realizam ações de combate e prevenção à hipertensão arterial

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, transcorrido nesta segunda-feira, dia 26 de abril, foi marcado por duas ações do curso de Nutrição da Unijuí.

Ontem, estudantes do Estágio em Nutrição Clínica I, do 9º semestre, desenvolveram uma ação na sala de espera da Unijuí Saúde e do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/ Unir, direcionada aos pacientes. 

A atividade teve como objetivo refletir e discutir sobre o consumo de sódio, um dos maiores causadores de hipertensão arterial. O grupo de acadêmicos, juntamente com a professora supervisora do estágio, Karina Rios, e da nutricionista do CER, Cristiane Reips, orientou sobre algumas estratégias saudáveis para substituir a adição de sal (cloreto de sódio) nas preparações, como o uso de temperos naturais. Também demonstraram aos pacientes a possibilidade do cultivo de temperos, em pequenos potes e vasos, ou em hortas suspensas.

Além disso, durante a atividade, as estudantes aferiram a pressão arterial dos pacientes, dando orientações e encaminhamentos para aqueles que apresentaram hipertensão. Segundo a nutricionista Cristiane, dada a prevalência de pacientes hipertensos atendidos pelo CER III, atividades de educação alimentar e nutricional oportunizam aos pacientes um momento de aprendizado e reflexão sobre seus hábitos alimentares e autocuidado.

Já nesta terça-feira, dia 27, estudantes do Estágio em Saúde Coletiva, do 9º semestre, organizaram uma ação na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 4 Herval. Usuários da unidade receberam orientações sobre o teor de sódio nos alimentos, realizaram a aferição da pressão arterial e o teste de HGT. A comunidade degustou água saborizada com frutas  - uma alternativa para aumentar a ingestão de água, e recebeu um mix de temperos secos para incentivar a redução do consumo de condimentos industrializados.

“Ações dessa natureza contribuem com o trabalho das equipes de saúde e reforçam a necessidade de levar informações à população”, explicou a professora Karina Rios, responsável por ambas as turmas de estágio.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.