Ação de avaliação nutricional e educação em saúde é realizada com grupo de idosos do Hospital Bom Pastor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ação de avaliação nutricional e educação em saúde é realizada com grupo de idosos do Hospital Bom Pastor

Nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, foi realizada uma ação de avaliação nutricional e educação em saúde com o Grupo Envelhecimento Humano com Protagonismo e Qualidade de Vida, do Hospital Bom Pastor. A atividade foi promovida pelo curso de Nutrição da Unijuí, por meio das disciplinas Estágio em Nutrição Clínica II e Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição I, juntamente com os Projetos de Extensão Educação em Saúde e Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.

A atividade iniciou com uma fala de boas-vindas da professora Adriane Huth, coordenadora do curso de Nutrição. Em seguida, as estudantes Daniela Pinheiro e Mirela dos Santos realizaram uma apresentação sobre a importância da nutrição para a saúde e trouxeram exemplos de alimentos ricos em nutrientes. O grupo presente pôde interagir, tirando dúvidas e compartilhando suas experiências. 

Além disso, os acadêmicos coletaram informações para realização da avaliação nutricional de cada um dos idosos, através de anamnese (entrevista realizada pelo profissional da saúde com o paciente) e avaliação da composição corporal (medida de peso, altura, circunferência abdominal, entre outros dados). Por fim, houve a degustação dos alimentos preparados pelos estudantes.

Os acadêmicos irão sistematizar as informações e preparar a entrega da avaliação nutricional para os participantes, que ocorrerá no dia 14 de setembro. “O objetivo dessa iniciativa é trazer esses estudantes para o contato com a comunidade e também realizar atividades de educação alimentar e nutricional, trabalhando com a promoção da saúde em nutrição dos idosos”, ressaltou a professora Adriane Huth.

A acadêmica do 9º semestre de Nutrição, Mirela dos Santos, destacou a importância de vivências como essa durante a Graduação. “Ter esse contato próximo com as pessoas, aprender como podemos ajudar na vida, na saúde delas e como devemos conduzir uma consulta, é extremamente importante para sairmos com essa bagagem de conhecimento, que vai auxiliar no nosso futuro profissional”, afirmou Mirela.

A professora Karina Rios também salientou a relevância da atividade para a formação dos estudantes, ao proporcionar um momento de escuta da comunidade. “Para nós é um privilégio poder ouvir este grupo, que já está em uma fase da vida onde perceberam muitas mudanças, não só na alimentação, mas em todo contexto histórico. Então é importante ouvir deles como essas mudanças impactam ou que tipo de impacto representam na saúde e no dia a dia”, completou Karina.

Além das acadêmicas Daniela e Mirela, também participaram do planejamento e execução da atividade os estudantes Amanda Reis, Andréia Kussler, Elidieli Noro, Elisa Pereira, Gisele Nunes, Jean Regis, Jorgiana Brites e Valéria Kusiak, seja como voluntários dos Projetos de Extensão Educação em Saúde e Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, ou por estarem cursando as disciplinas de Estágio em Nutrição Clínica II e Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição I.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.