Estudante propõe cartilha sobre aleitamento materno e introdução alimentar em crianças com lábio leporino e fenda palatina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante propõe cartilha sobre aleitamento materno e introdução alimentar em crianças com lábio leporino e fenda palatina

Foi durante as aulas do curso de Nutrição da Unijuí que a acadêmica Luana Wochniscki Lamarque descobriu que uma área de atuação do nutricionista lhe chamava mais a atenção: a de maternoinfantil. Tanto que em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou o tema “Aleitamento materno e introdução alimentar em crianças com lábio leporino e fenda palatina”.

“Durante as aulas, descobri essa área de atuação e me encantei por ela. Porém, a descoberta do tema aconteceu no projeto de TCC, quando decidi falar sobre o aleitamento materno exclusivo e a introdução alimentar, e me deparei com a malformação de lábio leporino e fenda palatina. Achei muito interessante estudar o tema e descobrir um pouco mais sobre como os pais e familiares fazem na hora de alimentar as crianças que nascem com essa condição”, explicou a estudante, que teve a ideia de elaborar uma cartilha com orientações nutricionais voltadas a este público. “Quero divulgar e deixar este material para que profissionais da saúde, estudantes, pais e familiares possam utilizá-la como uma ferramenta de apoio”, completa. 

Para a elaboração do seu TCC, Luana fez uso de artigos e observou a importância do profissional nutricionista no acompanhamento de crianças com malformação. “Essa condição pode ser corrigida através de cirurgia logo após os primeiros meses de vida da criança. Com isso, a alimentação precisa mudar durante o pré e o pós-cirúrgico, período em que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para auxiliar a família”, destacou a estudante, lembrando que para os bebês que possuem dificuldades na pega do seio devido a uma malformação, existem bicos especiais para a mamadeira, cuja utilização pode ser realizada com a orientação do nutricionista e suporte de outros profissionais. 

Após a formatura, agendada para março deste ano, Luana pretende seguir na área maternoinfantil e, ainda, realizar uma pós-graduação em Nutrição Clínica Maternoinfantil. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.