Enaced realiza abertura oficial de mais uma edição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enaced realiza abertura oficial de mais uma edição

 
 

A temática central do encontro nessa edição focará na “Diversidade e o Universalismo”.

O XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos da Pedagogia (ENACED) realizou a abertura oficial da primeira etapa do evento na noite de segunda-feira, dia 09, no Auditório Central da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A temática central do encontro nessa edição focará na “Diversidade e o Universalismo”. Na oportunidade também foi realizada a abertura do I Encontro de Psicologia e Processos Educacionais.

O objetivo do encontro é ampliar a compreensão sobre o respeito em relação à diversidade a fim de contribuir na formação de profissionais comprometidos e implicados com a busca por respostas consensuais em relação aos problemas comuns, especialmente, no universo escolar.

De acordo com a Coordenadora do Enaced, professora Hedi Maria Luft, o evento é uma instância permanente de discussões e troca de ideias, de relatos de experiências foi criado em 1988, com o objetivo de fortalecer as relações entre os alunos e os professores da Universidade com os professores das escolas. “É momento de repensar a questão da diversidade e do universalismo, porque segundo o professor José Carlos Libaneo, para melhorar os contextos não podemos nos fixar como plantas, mas mobilizar, movimentar e transplantar”.

A programação do primeiro dia contemplou apresentações artísticas e a palestra com o professor Sergio Rascavon, titular de la Cátedra de Orientación Vocacional de La Carrera de Psicología, de la Universidad de Palermo (UP) – Argentina, coordenador projeto dar Pie “Pensar, Intercambiar e Elegir”. O palestrante abordou a temática “A Diversidade e a Escolha Profissional”.

Confira no vídeo um pouco do que rolou na palestra com o professor Sergio Rascavon:

 

A programação continua na noite de hoje com diversas oficinas e na próxima semana na quarta-feira, dia 18, ocorre a participação especial do Grupo PEABIRU, que fará uma apresentação poético-musical, composto pelos professores Paulo Rudi Schneider, Joaquim Gatto, Paulo Evaldo Fensterseifer e pelos músicos Jair Gonçalves, Gerson Antunes e André Fensterseifer Schmidt, com a temática “Diversidade e Universalidade: os desafios da educação e a metáfora missioneira”.

No dia 19 de maio “A diversidade na relação pedagógica: conviver e aprender”, será tema de palestra com o professor Arnaldo Nogaro. E no último dia da primeira etapa, 20 de maio, ocorre o relato de experiência “Diversidade, tolerância e os processos de inclusão”, através das professoras Priscila Gadêa Lorenz e Nadir Dahlem Gabe.  

A segunda etapa acontece de 22 a 26 de agosto na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.