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Pedagogia (Licenciatura)

Aula magna do curso de Pedagogia acontece nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 3 de maio, o curso de Pedagogia da Unijuí realiza a sua aula magna, com o tema “A esperança no ano do centenário de nascimento de Paulo Freire”. O evento terá transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a partir das 19h30.

Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Taíse Neves Possani fará a abertura da aula magna, que contará com acolhida das professoras Hedi Maria Luft, da Unijuí, e Cláudia Maria Seger, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú.

O tema “Freire na atualidade” será abordado pelo professor Walter Frantz, enquanto que a temática “Contando a história Freireana” será explorada pelo professor da Fema, Jefferson Luis Machado.

“Meu último pai, de Augusto Boal” será o tema abordado pela professora Juliana Campoy de Souza, da Unijuí, e “Freire, a educação popular e os campos da Pedagogia” pela professora Roberta Recktenwald.

Para fechar, o tópico “Freire e minhas leituras” contará com as participações do enfermeiro Luis Fernando Martins, professora Diovanela Liara Schmitt, e acadêmicas Liandra Feltraco, Bruna Cristina Rambo, Roseli Andreia Sackvil e Larissa Faccin.

Para acompanhar a aula, acesse este link.


Pós-Graduação em Alfabetização inicia segundo módulo de disciplinas com evento no Campus Ijuí

Teve início na sexta-feira, dia 06 de março, no Centro de Eventos da Unijuí, o Módulo II do curso de Especialização Lato Sensu em Alfabetização. A aula inaugural buscou responder a seguinte questão: “O que podemos aprender com quem não aprende?”, a cargo das professoras doutoras Angela Maria Schneider Drügg e Marta Estela Borgmann e da professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias.  

              

Um dos objetivos do curso é “qualificar profissionais para os processos alfabetizadores mediante fundamentação teórica e práticas pedagógicas inseridas numa proposta de alfabetização contextualizada, emancipatória, inclusiva e humanizadora”, para ampliar o debate teórico e aprofundar práticas pedagógicas que se pautem na perspectiva da reconstrução curricular por parte dos educadores e de uma práxis de participação plena das crianças.  O curso tem como princípios formadores a pesquisa, a escrita e o protagonismo dos estudantes, em termos metodológicos, o curso prevê a formação em contexto considerando a prática dos sujeitos como referência/ponto de partida para os debates, as leituras de obras e experiências pedagógicas já reconhecidas e sistematizadas como mediadores de análise, aprofundamento e significação das práticas na perspectiva da produção autoral com caráter propositivo, interdisciplinar e compartilhado. Nesse sentido, a aula inaugural contou com a apresentação de casos que envolvem crianças com dificuldade de aprendizagem, na ótica de mobilizar e sensibilizar o professor a um olhar sensível e reflexivo sobre os sujeitos da alfabetização que apresentam dificuldades de aprendizagem ou problemas de desenvolvimento. Com o objetivo de contribuir na formação de professores que saibam entender e reconhecer as diferenças do modo de ser e agir de crianças com distúrbios e/ou dificuldades de aprender na perspectiva de propor práticas pedagógicas adequadas. 

O módulo compreende três disciplinas. “Sujeitos infantis: formação, desenvolvimento e aprendizagem”, com a professora dra. Ângela Maria Schneider Drügg, cuja ementa é: Abordar o processo de constituição do sujeito psíquico e seus principais momentos lógicos, estabelecendo relações entre estes e o processo de escolarização, entre outros aspectos. “Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem”, com a professora Marta Estela Borgmann, que tem a proposta de tratar das especificidades relacionadas aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem apresentados pelas crianças durante o processo de aquisição da leitura e escrita, com a intenção de romper com preconceitos. A terceira disciplina do módulo é “Metodologias de Aprendizagem”, com a professora doutoranda Priscilla Lucena Vianna Dias. A ementa prevê: conceituar o neurodesenvolvimento e a aprendizagem a partir de alternativas metodológicas possíveis, no que tange aos transtornos e dificuldades no processo de aprender.


Curso de Pedagogia promove debate sobre Educação Profissional e Tecnológica

              

Na noite de quinta-feira, 19 de setembro, ocorreu, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o painel temático “Ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica”, com o convidado que atua como Técnico do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), é professor na Escola Técnica 25 de Julho de Ijuí e também doutorando em Educação pela Unijuí, Sandro Roberto Cossetin.

O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da Unijuí, por meio da disciplina de “Estágio Ensino Médio - Modalidade normal e na educação profissional”. Para a professora da disciplina, Julieta Ida Dallepiane, o objetivo desta discussão é fazer uma relação com Ensino Médio. “Percebe-se que é necessário levar esse tema para socialização com nossos alunos, o assunto também busca alinhar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de como está sendo feita essa articulação com o trabalho”, comenta.

A professora explica que, no currículo, os acadêmicos têm a prática em estágio na Educação Infantil, Gestão Escolar e o tema Ensino Médio deve complementar a formação do curso. “Estão aí novos desafios. O Pedagogo pode atuar em escolas que possuem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”, destaca.

Já o palestrante observou que há novos conceitos, novas formas de organização do Ensino Médio, em toda a Educação Básica. “Agora o foco é o Ensino Médio, articulado com a educação profissional e como direcionar, orientar e formar esses jovens para o mundo do trabalho, onde gera um desafio principalmente na empregabilidade”.

Por Atena Scarpellini, estudante de Jornalismo da Unijuí.


Curso de Pedagogia participa de Congresso no Chile

O Curso de Pedagogia representado pela professora Eulalia Beschorner Marin, do Departamento de Humanidades e Educação e a egressa do curso do Campus Santa Rosa, Luana Taís Weizenmann, participaram, no período de 20 a 22 de agosto, do 5° CONGRESO INTERDISCIPLINARIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN (CIIE 2019), em Santiago do Chile.

Na ocasião apresentaram o trabalho, Sexualidade Infantil: Un debate Pedagógico con Maestras de la Enseñanza Primaria.

Para a professora Eulalia participar de um evento, além de ampliar significativamente a possibilidade de interação com pessoas e suas culturas é um momento rico para a exposição de ideais, mesmo que parecem incipientes, irrelevantes. “Um curso de graduação se enriquece quando, o que escrevemos faz sentido para além dos muros da universidade, nossas ideias devem ser problematizadas por nossos pares, em fóruns, congressos, seminários, nacionais e internacionais, para que em boa medida contribuam com o desenvolvimento social e cultural de um povo ou de uma geração de estudantes. Um evento internacional é uma potência, voltamos encharcadas de outras possibilidades, ouvir as vozes e fazer o esforço de compreendê-las, não apenas por estarem sendo comunicadas em outras línguas, também com outras referências teóricas. Os cursos de licenciatura na Unijuí, abrem esta possibilidade”, destaca.


Integrantes de Grupo de Estudos socializam temática do cotidiano escolar

O grupo de estudos sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituído por estudantes do Pibid e Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia/Unijui reuniu-se, na quarta-feira, 03/7, no Campus Ijuí para socializar temáticas do cotidiano escolar que são foco dos estudos e produções para o Salão do Conhecimento. Participaram professoras representado as Escolas Emil Glitz, Jéssica de Sá e Márcia Scherer do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil, sob a coordenação da professora Julieta Ida Dallepiane da Unijui.


Curso de Pedagogia realiza aula inaugural no Campus Santa Rosa

A aula inaugural do curso de Pedagogia da Unijuí na noite de terça-feira (11), no Campus Santa Rosa, abordou a temática “Ser professor”.

Na oportunidade as calouras do curso de Pedagogia participaram da atividade que envolveu a temática da aula e as diferentes conexões da vida acadêmica. A palestra foi ministrada pelos professores Celso Martinazzo e Iselda Terêzinha Sausen Feil.