Professoras e estudantes de Psicologia organizam grupo de estudo sobre envelhecimento no contexto da pandemia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professoras e estudantes de Psicologia organizam grupo de estudo sobre envelhecimento no contexto da pandemia

             

Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde mostram grupos da população mais suscetíveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesse conjunto de vulneráveis estão a população idosa e pessoas com doenças crônicas. No que se refere aos idosos, observa-se um impacto potencialmente arrasador e, portanto, devem permanecer em casa, em isolamento e distanciamento social, enquanto a disseminação não for controlada, são as recomendações das autoridades médicas. A pandemia do novo coronavírus transformou a realidade de todos em isolamento social. No caso dos idosos, considerando que a maioria não tem familiaridade com os instrumentos tecnológicos que permitem interação virtual, as restrições sociais e a falta de contato podem produzir quadros de depressão e sentimentos de solidão. O mal-estar que envolve a sociedade nesse contexto pode ressaltar o sentimento de desamparo e a angústia que acompanha o sujeito idoso.

Com essa compreensão, as professoras do Curso de Psicologia da Unijuí, Carolina Gross, Elisiane Schonardie, Kenia Freire e Solange Schorn, que compõem o Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade – GIATI, vêm em um estudo crescente com acadêmicas do Curso, refletindo sobre o envelhecimento no contexto da pandemia, considerando o fato de que as pessoas idosas são propensas a viverem perdas e a se deprimirem nesse período da vida. As professoras compreendem que “este é o momento em que as pessoas idosas precisam da escuta acolhedora do Outro, encontrando um lugar de endereçamento das questões subjetivas que perpassam a experiência de distanciamento social” diz a professora Solange Schorn. 

As discussões propostas no grupo de estudos, organizado pelas docentes do Curso de Psicologia, vão ao encontro das atividades realizadas pelo GIATI, que surge como uma proposta interdisciplinar com a área da saúde no contexto universitário, coordenado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, como uma tentativa de produzir um trabalho de apoio e acolhimento à população idosa, oferecendo-lhes suporte neste difícil período que todos se encontram. A atuação das acadêmicas do Curso de Psicologia que compõem o grupo, além do contato inicial para o acolhimento do idoso, “consiste no acompanhamento dos idosos que apresentam maior fragilidade emocional decorrente das privações produzidas pela pandemia”, afirma a coordenadora do Curso, professora Elisiane Schonardie. As professoras salientam que, além do contato com os idosos, este trabalho interdisciplinar constitui um momento importante no processo formativo de todos os acadêmicos envolvidos no projeto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.