Intervenção chama a atenção para violência contra a mulher - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intervenção chama a atenção para violência contra a mulher

Uma escada, localizada no Campus de Ijuí, recebeu um projeto de intervenção que visa chamar a atenção para o crescente número de casos de violência contra as mulheres. O trabalho, finalizado na tarde desta terça-feira, dia 22 de dezembro, foi realizado pela professora Irís Campos e pela acadêmica do 10º semestre do curso de Psicologia, Joana Patias Goi, que atua como estagiária junto ao Estágio em Psicologia e Processos Sociais.

“A escada reproduz como a violência evolui dentro dos ambientes domésticos. Há uma escala, nomeada ‘violentômetro’, utilizada para a explicação dos casos que, a cada dia, se tornam mais graves”, explicou a acadêmica, lembrando que, junto à escada, foi fixado um cartaz com números da violência no Rio Grande do Sul, o ‘violentômetro’. Ele mostra que, em 2019, 37.381 mulheres foram ameaçadas; 20.989 sofreram lesão corporal; 359 sofreram tentativa de feminicídio e 97 acabaram perdendo a vida.

O objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas que passam pelo local, fazendo-as refletir sobre o agravamento da violência dentro de casa e sobre a importância da denúncia. “A violência doméstica é naturalizada e, além disso, temos o fato de muitas mulheres se calarem”, destacou Joana.

Segundo a acadêmica, as ideias surgiram após contato com o material do projeto Sala de Espera, que realiza uma ação junto a agressores e vítimas de violência, antes das audiências referentes à Lei Maria da Penha, com exposição de material audiovisual, palestras e acolhimento com profissionais especializados.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.