Ênfase educacional do curso de Psicologia propicia contato dos acadêmicos com escolas da região - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ênfase educacional do curso de Psicologia propicia contato dos acadêmicos com escolas da região

Créditos: Milena Andressa Mulinari

O curso de Psicologia da Unijuí é dividido em estágios que direcionam o acadêmico para setores específicos onde os profissionais são exigidos. Entre essas etapas, denominadas ênfases, está a "Ênfase em Psicologia e processos educacionais”, que reúne 12 acadêmicos, todos  estagiando em escolas públicas, estaduais e particulares da região, inclusive, na Unijuí.

Segundo a professora do curso de Psicologia, Angela Maria Schneider Drügg, as ênfases ou áreas de atuação aproximam os acadêmicos dos campos de prática profissional, ou seja, articulam os estudos teóricos com a prática profissional. “Dessa forma, elas possibilitam o conhecimento do campo e oportunizam a realização de intervenções profissionais sob a supervisão de um professor do curso de Psicologia. Daí sua importância na formação dos futuros psicólogos”, comenta a docente.

O acadêmico Emanuel dos Santos está estagiando, atualmente, na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa - Ruyzão. Ele conta que as demandas são diferentes no ambiente escolar, em comparação com as consultas específicas. “Por exemplo, uma das questões que surgiu foi esse retorno às aulas. Por isso, a partir de um projeto da escola, conseguimos fazer rodas de conversa para que os alunos se sentissem mais à vontade,” explica.

Ele comenta que a sua atuação no Ruyzão vai desde os alunos até os professores, dando suporte para que possam estudar e lecionar da melhor forma possível. “Podemos trabalhar e conversar com os funcionários da escola também, além dos alunos. Estagiários, como eu, oferecem uma visão diferenciada. Caso seja necessário, há o encaminhamento  para profissionais fora da escola”, acrescenta Emanuel. 

Andrei Brendler da Silva está atuando na Escola de Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e afirma que, se algum aluno não se sente bem e quer conversar com alguém de fora da comunidade escolar, pode procurar um estagiário. “Além disso, se os professores verem nos estudantes algum comportamento estranho ou dificuldades em sala de aula, podem fazer o encaminhamento, para que possamos realizar uma escuta”, conta o acadêmico.

Atualmente, no currículo da Graduação Mais, existem duas ênfases: clínica e social. Portanto, as ênfases “Organizacional e do trabalho” e “Psicologia e processos educacionais'', que antes faziam parte do currículo como estágios, agora são ofertadas como Projetos Integradores. A nova disciplina que ocupa a grade curricular no local da ênfase educacional é denominada “Projeto Integrador: psicologia e educação”.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.