Estudantes de Psicologia participam de palestra sobre inclusão com o fundador do projeto Cromossomo 21, Alex Duarte - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Psicologia participam de palestra sobre inclusão com o fundador do projeto Cromossomo 21, Alex Duarte

Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, acadêmicos do curso de Psicologia do campus Santa Rosa da Unijuí participaram da palestra “Capacitista em desconstrução: como transformar nossos preconceitos em oportunidades de inclusão”, ministrada pelo educador social e egresso da Universidade, Alex Duarte. O evento, que ocorreu no auditório do campus Santa Rosa, foi promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com apoio da Unijuí.

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social pela Unijuí, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e pós-graduado em Neurociências. É escritor, diretor de cinema e, há 15 anos, atua como palestrante nas áreas de inclusão e diversidade. Entre seus principais trabalhos está a autoria e direção do filme Cromossomo 21, destaque no Los Angeles Brazilian Film Festival, em Hollywood. Suas palestras e vivências trazem uma nova visão sobre o universo da diversidade, salientando como a presença de pessoas com deficiência impactam positivamente em empresas e famílias, aumentando a liderança, respeito às individualidades, tolerância e transformando a sociedade.

A coordenadora do curso de Psicologia no campus Santa Rosa, professora Simoni Antunes Fernandes, destacou a importância da participação dos acadêmicos em eventos como esse. “Pensar em questões inerentes à inclusão é de extrema relevância para o trabalho de um psicólogo. Nessa palestra a gente pode debater um pouquinho a questão dos diagnósticos, a questão de que há um sujeito ali para além da deficiência, que precisa ser escutado. Então foi um momento de grande importância para formação dos estudantes que lá estavam”, afirmou.

Já a acadêmica do curso de Psicologia, Greice Milaneis, avaliou de forma muito positiva as vivências e ensinamentos proporcionados pelo palestrante. “A forma do Alex se comunicar, o seu carisma e, claro, os conhecimentos transmitidos por ele foram riquíssimos. Eu acredito que essa forma que ele expôs é o caminho para a inclusão. A fala dele nos chamou atenção e nos prendeu durante toda a palestra, realmente foi muito bacana”, ressaltou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.