Estudante de Psicologia da Unijuí é premiada em concurso cultural realizado pelo Ciee RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Psicologia da Unijuí é premiada em concurso cultural realizado pelo Ciee RS

Alexa Fagundes dos Santos, estudante do 10º semestre do curso de Psicologia da Unijuí, foi premiada por sua participação no concurso cultural "Tua voz no jornal", promovido pelo Centro de Integração Empresa - Escola (Ciee - RS) em comemoração ao Dia do Estudante e Dia do Estagiário.

O concurso teve a participação de estudantes de todo o país e desafiou os participantes a escreverem artigos sobre quatro temáticas distintas: Mercado de Trabalho: os desafios dos primeiros passos; Inovação: alinhamento do meio acadêmico à aceleração da inovação no mercado de trabalho; Clima organizacional: fatores determinantes para escolha de qual empresa ingressar; e Inteligência artificial (IA): expansão de habilidades? ou complemento à hard skill ou ameaça?.

Alexa optou pela temática "Inteligência Artificial: expansão de habilidades", a estudante explicou que estava interessada nas questões ligadas ao desenvolvimento psíquico do indivíduo em relação ao uso de tecnologias. “A ascensão exponencial da inteligência artificial tem implicações profundas na psique, nos fazendo questionar nossas capacidades em relação ao grande desempenho das IAs. Por um lado, a IA pode aumentar as nossas habilidades, por outro lado a dependência excessiva da IA pode levar à perda de habilidades que são inerentemente humanas”.

Para Alexa, o concurso proporcionou uma oportunidade única de explorar a interação entre a psicologia e a tecnologia e como essas mudanças podem ser abordadas para promover o bem-estar e o desenvolvimento humano. A motivação para participar do concurso veio a partir da importância do tema no contexto atual. “Como estudante de Psicologia, sempre me interessei pelo impacto das novas tecnologias no desenvolvimento psíquico dos sujeitos. É uma temática inevitável e que precisa ser estudada e evidenciada cada vez mais”.

Sobre a influência de sua graduação em Psicologia na construção do texto, Alexa afirmou que todo seu desenvolvimento acadêmico esteve relacionado à escrita do artigo. “A minha formação acadêmica em Psicologia com linha teórica em psicanálise, participação em projeto de Iniciação Científica como bolsista PIBIC/CNPq e em eventos científicos, possibilitaram demonstrar um pouco dos meus conhecimentos e abrir novas possibilidades de estudo”.

Alexa contou que não acreditou quando recebeu a notícia de que seu texto foi escolhido e publicado no Jornal do Comércio.  “Quando recebi a notícia que era vencedora do concurso, não acreditei, ao mesmo tempo, fiquei muito feliz e orgulhosa desse marco na minha formação, são pequenos passos para a minha qualificação e crescimento profissional. Me orgulho do meu processo acadêmico e experiência científica. O concurso ofereceu um espaço para expressar minhas ideias e perspectivas sobre um tema que tenho interesse. 

O concurso "Tua voz no jornal" foi o primeiro que Alexa participou durante sua graduação, e ela enfatizou a importância de concursos que destacam estudantes. Segundo ela, essas competições proporcionam o desenvolvimento de competências essenciais, como pesquisa, análise crítica e escrita acadêmica, que são fundamentais tanto para o sucesso acadêmico quanto para a futura carreira profissional. Ela também destacou que participar dessas competições é uma maneira de contribuir para sua formação e para a expansão do conhecimento em sua área de estudo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.