Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Design (Bacharelado)

TCC traz arranhador de papelão como alternativa para tutores de gatos que residem em pequenas residências

O interesse em criar uma solução inovadora para os tutores de gatos, especialmente aqueles que vivem apartamentos, levou o estudante do curso de Design da Unijuí, João Breno Barasuol, a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design modular para gatos: arranhador de papelão”. 

“O principal objetivo foi criar uma solução que atendesse às necessidades dos tutores, especialmente daqueles que enfrentam desafios de espaço em suas residências, como eu, que moro em um apartamento pequeno. A oportunidade de explorar o design e a funcionalidade do arranhador em um contexto de modularidade e sustentabilidade foi um estímulo significativo para o desenvolvimento deste projeto. Além disso, minha paixão por gatos e a constatação de que ainda existem poucos projetos dedicados a eles reforçaram a escolha desse tema”, explicou o estudante.

Para o desenvolvimento do TCC, João realizou uma pesquisa de opinião envolvendo 62 tutores, abrangendo um total de 128 gatos. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, explorando trabalhos de autores renomados no campo do design, como Munari e Lobach, e especialistas em comportamento felino, como Bradshaw. “O processo de produção do trabalho seguiu a metodologia proposta por Munari. No escopo do projeto, não foi necessário abranger todas as etapas definidas pelo autor, mas sim focar na definição do problema, na coleta e análise de dados, criatividade, seleção de materiais e tecnologias, experimentação, desenvolvimento de modelos, verificação, elaboração do projeto de construção e implementação da solução. Estas fases foram cruciais para o desenvolvimento do arranhador e proporcionaram uma abordagem sistemática, contribuindo para a concepção de uma solução eficaz”, destacou o acadêmico que, ao longo do projeto, elaborou diversos esboços em papel, modelos 3D e protótipos, visando alcançar um design mais idealizado. 

De acordo com João, os principais resultados do projeto incluem o desenvolvimento de um arranhador modular para gatos que atende às necessidades comportamentais dos felinos, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor. “A abordagem modular permite uma personalização flexível para os tutores, enquanto que o uso do papelão como material principal contribui para a sustentabilidade e atratividade para os gatos”. A aceitação positiva nos testes iniciais, segundo ele, e a aplicação de um questionário aos tutores forneceram insights valiosos sobre o comportamento felino e as preferências dos tutores. Além disso, a aplicação da metodologia de Munari foi importante para orientar o processo de design, desde a definição do problema até a implementação da solução. “A ênfase na modularidade e na sustentabilidade posiciona o arranhador como uma alternativa inovadora e acessível para os tutores de gatos, especialmente em espaços limitados”, completa.

Após a graduação, João pretende continuar se especializando, especialmente em Design Gráfico, área em que atua há alguns anos. 


Estudante inova em TCC com proposta de Design de Interiores para motorhome

Estudante do curso de Design da Unijuí, Giovana dos Santos Picinini não esconde seu gosto por viagens e por conteúdos produzidos por pessoas que vivem na estrada, explorando novos lugares. E foi o que a motivou a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco no “Desenvolvimento de uma proposta de Design de Interiores para um motorhome”. 

O diferencial do projeto de Giovana, orientado pela professora Diane Johann, foi a incorporação da tecnologia de Realidade Virtual para a apresentação, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para os usuários. Durante a apresentação, a estudante destacou a importância dessa tecnologia e como ela pode transformar a maneira como os profissionais de design concebem e apresentam seus projetos.

"Acredito que a Realidade Virtual, por si só, é uma tecnologia que vai crescer muito dentro dos escritórios de Design, e trazê-la para o meu TCC foi muito positivo”, destaca a acadêmica, que aponta como um principais resultados do seu estudo o desenvolvimento de uma proposta em 3D e o uso da Realidade Virtual para apresentá-la.

“Além de proporcionar uma experiência visual e sensorial para quem utiliza o óculos, a Realidade Virtual soma muito na visualização do projeto, dando uma noção real de como é se portar naquele ambiente e como ficarão distribuídos os móveis, como foi no meu caso. Além de ser um momento divertido e descontraído”, afirma a acadêmica.

Com a formatura agendada para o mês de abril, Giovana quer seguir atuando na área de Design de Interiores e, quem sabe, no futuro, no setor de Design Automotivo. 


Estudantes de Design realizam visitas técnicas para entender o processo de criação de embalagens

Acadêmicos do curso de Design da Unijuí realizaram, neste mês, duas visitas técnicas, a partir da disciplina de Design de Embalagem, coordenada pela professora Diane Johann. 

A primeira aconteceu na Soberana Alimentos, onde os profissionais explicaram como ocorre o processo de embalagem das balas, desde a inclusão das informações legais até a escolha do tipo de embalagem, que depende do destino do produto. “A média anual de produção é de 300 toneladas de balas, e muito do que é produzido acaba sendo exportado. Para que as balas cheguem ao seu destino com a mesma qualidade de quando são produzidas e comercializadas em território nacional, há uma embalagem diferente e mais resistente”, explicou a professora, lembrando que o grupo não pôde entrar na área de produção das balas, mas pôde acompanhar o processo de embalagem. 

Na sequência, os estudantes visitaram a Agência de Design Jung, do egresso da Unijuí Jainel Jung, onde puderam conversar com diferentes profissionais sobre o processo de produção de uma embalagem. “Muitos destes profissionais também são egressos da Instituição e explicaram como o trabalho ocorre, como é o atendimento aos clientes, as situações que ocorrem no processo de design. Foi uma troca de experiências bem bacana, que permitiu que os acadêmicos visualizassem como uma agência funciona e como um projeto de embalagem é realizado”, destacou Diane. 


Curso de Design da Unijuí promove 8° Design Fashion Day

O curso de Desing da Unijuí promoveu, nesta semana, a oitava edição do Design Fashion Day. A atividade foi realizada pelas disciplinas de Projetos de Vestuários e Acessórios e de Projeto Integrador: Coleções, ambas do 6º semestre do curso, e contou com a participação da egressa Carla Mafalda, que fez uma conversa com os alunos, e apresentação da Cia Cadagy. 

A proposta da atividade era promover um desfile com as produções e incentivar a criatividade dos estudantes. Na disciplina de Projetos de Vestuários e Acessórios, os acadêmicos tinham que desenvolver uma coleção para as estações Primavera e Verão. A partir disso, foi feito o desenvolvimento da coleção, onde eles escolheram uma peça para produzir e apresentar no desfile. 

Já na disciplina de Projeto Integrador: Coleções, os estudantes fizeram uma atividade em conjunto com uma empresa de vestuário localizada em Ajuricaba, a Diziotii. “Fizemos um briefing com as proprietárias Cinara Ziotti e Celisia Bohn, onde elas passaram aos alunos o público que elas atendem, o tipo de peças que são vendidas, bem como os materiais que são utilizadas para a confecção das roupas. A partir disso os estudantes desenvolveram as coleções voltadas ao público atendido”, destaca a professora da disciplina, Diane Johann. 

Durante o semestre, os acadêmicos apresentaram os desenhos feitos às duas proprietárias. Elas escolheram uma peça de cada aluno para desenvolver, as quais foram apresentadas no desfile realizado pelo curso. 


TCC explora o Design de Estampas através de fotos automotivas

Recentemente graduado no curso de Design da Unijuí, Dalton Vieira Nobles uniu duas áreas que gosta, a fotografia e o design, para a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Design de Estampas através de fotos automotivas”.

“Por meio do TCC, desenvolvi ilustrações de carros antigos, a partir das fotos que produzi, para serem aplicadas em acessórios e vestuário”, explica o designer, destacando que as aplicações foram propostas para itens como adesivos e camisas. 

Para a produção do TCC, Dalton realizou entrevistas e pesquisas bibliográficas. Para a produção das fotos, reuniu alguns carros antigos no campus da Universidade. Depois, fez uma seleção das melhores fotografias, sendo escolhidos quatro carros para as ilustrações. Na sequência, foram feitas as aplicações com diferentes tipos de estampas. 


TCC de Design traz proposta de jogo para estímulo à criatividade de crianças

Marcelo Pies, que acaba de graduar-se no curso de Design da Unijuí, iniciou sua trajetória acadêmica em um outro curso, Pedagogia, no ano de 2016 - onde seguiu os estudos por um ano, até ingressar na área do design em 2018. E foi nessa primeira experiência no Ensino Superior que o estudante viu surgir a vontade de poder proporcionar novos métodos dentro de sala de aula, que pudessem gerar novas interações e, principalmente, estímulos para as crianças conseguirem desenvolver a criatividade durante as atividades propostas.

Quando retornei aos estudos em 2018, consegui visualizar uma grande oportunidade de colocar essa ideia em prática, porém, utilizando o design como principal meio para elaboração desse objetivo”, explicou Marcelo, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design de jogos: elaboração de um jogo que estimula a criatividade de crianças”.

“Trabalhar com jogos físicos, como cartas e tabuleiros, é uma tarefa desafiadora devido à presença tecnológica atual. Porém, resgatar essa interação e principalmente proporcionar experiências a uma criança através de um jogo físico foi o motivo que me levou a escolher esse tema.  Acredito que desenvolver essas experiências através do lúdico, nas séries iniciais, prepara e desenvolve a criança para o futuro”, explicou. 

Para o desenvolvimento do TCC, Marcelo realizou pesquisas bibliográficas, assistiu vídeos e séries relacionados ao tema, e também foi a campo realizar uma pesquisa na escola onde se formou, na cidade de Santo Ângelo. “A elaboração do jogo ‘Our City’ proporcionou muitos estímulos para o grupo de crianças que participou desse processo. Durante a atividade, os alunos conseguiram trabalhar em equipe, formando várias interações. A criatividade também foi provocada através das peças coloridas, ou seja, a atividade cumpriu o principal objetivo do trabalho, desenvolver e estimular a criatividade”, completou Marcelo.

Formado, Marcelo quer realizar atividades de networking, presenciais e online, para conhecer as principais tendências do mercado. Ele planeja, no segundo semestre deste ano, realizar uma especialização e quer começar a colocar em prática a abertura de uma fábrica de jogos físicos para estimular e desenvolver a criatividade de crianças. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.