COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Design (Bacharelado)

Estudante de Design é finalista do 6º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

A estudante do curso de Design, Marcele Eidt, foi finalista do 6º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, que aconteceu no mês de novembro de 2018 no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

O trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante  intitulado ‘Moda e responsabilidade Socioambiental: Coleção Cápsula Inclusiva’.

O estudo trata do desenvolvimento de produtos de vestuário voltados a suprir as necessidades dos indivíduos que fazem uso de cadeira de rodas, tanto em questões de vestibilidade, como de inclusão dessas pessoas no meio da moda.  

O público-alvo considerado para o desenvolvimento das peças foram pessoas em cadeiras de rodas, com osteogênese-imperfeita. O TCC também trata da questão ambiental, abordada através da utilização de peças de vestuário já existentes, que foram descartadas pelo primeiro usuário.   

Para a identificação das peças que são descartadas e não reutilizadas, Marcele fez uma pesquisa em diversos brechós e instituições que recebem doações de roupas para repassar. Assim, identificou os tipos de peças que tem pouca saída e as utilizou para a produção da nova coleção.

 

Fotos do evento: Marcus Quint da FIESC/SENAI durante o evento.

Fotos da coleção: Marcele Eidt - Modelo: Laura Mensch Pereira

 


Quinta Descida Rocket Car será no domingo

Pode até parecer uma interpretação da Corrida Maluca, mas é a Descida Rocket Car promovida pelo Curso de Design da Unijuí. A quinta edição da corrida acontece no próximo domingo, 9, às 15h na rua lateral do Centro de Eventos da Unijuí.

Neste ano participarão seis equipes com temáticas diversas partindo da proposta de desenvolvimento de um carrinho no estilo Rocket Car englobando os seguintes requisitos: estética, funcionalidade, ergonomia, segurança e sustentabilidade.

Para isso, são utilizados diversos materiais provenientes de reaproveitamento, como estruturas de classes e cadeiras, chapas de impressão, lona, além de partes de bicicletas descartadas. As equipes competirão nas seguintes categorias: primeiro, segundo e terceiro lugar mais veloz; e melhor temática, com votação realizada pelo público presente.

 


Confira no MADP a Exposição Temporária “Rotulando o Progresso: a Embalagem em Ijuí”

                       

Já pensou como a embalagem é uma roupagem para os produtos que consumimos e que ela possui um desenvolvimento através da história? Pois, você pode conferir a evolução das embalagens e de como as mesmas se apresentam ao longo do tempo no Museu Antropológico Diretor Pestana, com a exposição temporária “Rotulando o Progresso: A Embalagem em Ijuí”, que conta um pouco dessa história.

A abertura foi realizada na noite desta segunda-feira, com uma palestra de Ricardo Mayer e Jainel Jung. O evento também marcou a comemoração alusiva ao Dia do Designer, comemorado no dia 05 de novembro.

Na Exposição Temporária é possível conferir um pouco mais sobre a evolução das embalagens e de como as mesmas se apresentam ao longo do tempo. Também é possível conhecer o contexto local, com foco na história das embalagens contada através da Litografia Serrana, empresa referência na prestação de serviços gráficos através das demandas industriais de Ijuí e de outras regiões do Estado.

A Exposição, que tem a curadoria de Diane Meri Weiller, coordenadora do curso de Design da Unijuí, e dos estudantes do mesmo curso Fabricio de Souza e Rafael Fischer. Ela permanece no espaço Ijuí Hoje do MADP até o dia 23 de fevereiro de 2019.


Egressas conversaram sobre fotografia com estudantes de Design

Na segunda-feira, dia 29 de outubro, o curso de Design recebeu duas egressas para um bate-papo na disciplina de Fotografia.

Camila Rodrigues e Sabrina Gehlen falaram sobre o universo profissional do designer e sua relação com a fotografia. Compartilharam experiências e deram dicas sobre a profissão. Por fim, realizaram com os alunos a atividade “Fotografando com luzes”.
Dentre as temáticas apresentadas: casamentos, formaturas, fotografia still e making off.

A professora Barbara G. Mendonça, responsável pela disciplina, destaca a importância da intercomunicação entre os acadêmicos e as empresas e profissionais da área: “Quanto mais os alunos puderem ter contato com o mundo profissional mais conhecimento pode ser agregado”.


Estudantes de Design apresentam o Desfile de Vestuário e Acessórios e Projeto Editorial

                       

Na noite desta terça-feira, dia 03, o curso de Design da Unijuí realizou, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), a terceira edição do Desfile de Vestuário e Acessórios - Projeto Editorial.

Na oportunidade, estudantes apresentaram concepções de vestuário aos colegas e professores do curso. Segundo a coordenadora do curso de Design da Unijuí, professora Diane Weiller Johann, o trabalho é fruto de atividades desenvolvidas em duas disciplinas do curso, com o objetivo de fazer com que os alunos pensem e executem um trabalho completo na área. “Notamos que, em razão da responsabilidade, do envolvimento no processo e do trabalho em equipe, os resultados se tornaram melhores”, avalia. O desfile, complementa a professora, é uma forma de apresentar os trabalhos de uma forma diferenciada.

No evento, ainda, a designer de moda Tatiana Von Muhlen, que atua na Cincinati, falou sobre a experiência no desenvolvimento de produtos, produção de moda e fotografia.




Feira de Imobiliárias tem Projeto desenvolvido por estudantes de Design

Desafiados a pensarem projetos para a Feira de Imobiliárias (Feimóveis), que vai ocorrer, em 2018, na programação da 10ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), estudantes do sexto semestre de Design apresentaram o resultado do trabalho, elaborado durante o segundo semestre deste ano, no fim do mês de novembro, na ACI.

                   

Os estudantes definiram o nome Feimóveis, como nome da feira. A turma foi dividida em três grupos. Uma equipe elaborou a marca da feira e o selo de 10 anos da Fenii. O outro, ficou responsável pela elaboração da sinalização básica para Fenii, evidenciando todos os eventos que ocorrem durante a feira. E o terceiro grupo desenvolveu a parte estrutural da Feimóveis, com espaço para estandes das imobiliárias, espaço kids e ambientes decorados para demonstração de futuros projetos para o município.

Segundo a professora Diane Johann, a experiência agrega positivamente na formação dos estudantes. “Eles têm a oportunidade de, durante a graduação, terem projetos de clientes reais. Isso agrega muito conhecimento, pois além de projetarem o que lhes foi solicitado, precisam apresentar e justificar o projeto para o próprio cliente”, analisa. 

A demanda partiu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ijuí (Semdec), a qual está planejando o evento juntamente com a Associação das Empresas Imobiliárias de Ijuí (AEII). 

Segundo o secretário adjunto do Semdec e responsável pelo projeto da Feira de Imóveis, Paulo Spinato, as apresentações dos projetos foram impactantes. “Tivemos surpresas positivas e agradáveis, e nessa etapa final do projeto houve algumas modificações e apontamentos de acordo com sugestões realizadas anteriormente. Destaco o empenho e inovação dos alunos, preocupados desde a questão visual quanto orçamentária e a parceria entre o poder público e a Unijuí, atuante de forma qualificada e colaborativa”, disse. 

        

Fonte: com fotos e informações da Prefeitura de Ijuí.