Acadêmico vence Concurso Indumóveis de Design - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico vence Concurso Indumóveis de Design

Alessandro dos Santos, acadêmico do curso de Design da UNIJUÍ, venceu na categoria estudante com uma cadeira sustentável
O acadêmico do curso de Design da UNIJUÍ Alessandro dos Santos levou primeiro lugar na categoria estudante do Concurso Indumóveis de Design. O concurso ocorreu neste final de semana em Santa Rosa, paralelo a 3ª Indumóveis Noroeste. Alessandro produziu uma cadeira sustentável, com madeira e tiras de garrafa pet.

A cadeira chamou a atenção pelo apelo de sustentabilidade. O acadêmico, que está no 5º semestre do curso de Design do Produto, projetou o móvel como trabalho de um componente curricular do curso. Ele conta que aproveitou para participar do concurso: “para a disciplina precisávamos apenas do projeto gráfico. Quando decidi participar do concurso, fiz um protótipo da cadeira”, explica.

A cadeira possui a estrutura de madeira de pinus, mas também pode ser fabricada com eucalipto que, segundo o aluno, é ecologicamente correto, por ser de reflorestamento. O assento e o encosto são feitos com tiras de garrafa pet. O aluno corta garrafas plásticas em tiras e entorna à estrutura de madeira prendendo com grampos. Ele garante que a estrutura comporta uma pessoa de até 100 quilos, mas que fará junto de acadêmicos da área da engenharia, um teste de resistência, para ter o peso exato suportado pela estrutura.

O concurso exibiu e premiou protótipos de móveis produzidos por estudantes, profissionais e indústrias das áreas de arquitetura, design e engenharias. Ocorreu premiação para os produtos destaques, que mostraram criatividade, sustentabilidade e inovação. Participam do concurso 15 produtos na categoria estudante, quatro na categoria profissional e quatro na categoria indústria, todos expostos na feira. O vencedor na categoria profissional foi Carlos Alexandre Alves, que produziu uma mesa jantar acanto; e na categoria indústria venceu Estofados Di Bento, com um estofado de formas modernas.

A Indumóveis Noroeste teve exposição de produtos e serviços da construção civil e do mobiliário. Pesquisas e projetos dos cursos de Design, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UNIJUÍ estavam expostos em um estande na feira, onde estudantes atendiam empresários ecomunidades sobre inovações e tecnologias nas áreas.
 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.