Curso de Design projeta sala de convivência na Escola Luiz Fogliatto - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Design projeta sala de convivência na Escola Luiz Fogliatto

 
 

Um projeto desenvolvido por estudantes do Curso de Design da Unijuí vai qualificar as atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto, no Bairro Luiz Fogliatto, em Ijuí. 

Na tarde de terça-feira, 15, durante a programação natalina da escola, foi inaugurado um novo espaço de recreação, a Sala 10, que foi projetada por um grupo de 36 estudantes da disciplina de Projeto Integrado I, sob a coordenação da professora Diane Johann.

O projeto foi denominado Hora do Recreio e vai beneficiar os alunos da escola, permitindo tanto a realização de atividades pedagógicas quanto para momentos de lazer como o recreio e o intervalo do meio-dia, visto que a escola atende em turno integral.  A coordenadora do projeto, professora Diane Johann, explica que nesta disciplina os alunos são desafiados a intervir num ambiente a partir de uma situação real em alguma escola ou instituição sem fins lucrativos. Neste caso, a Escola Luiz Fogliatto foi a escolhida, e os estudantes tiveram como proposta ambientar alguns espaços da escola, permitindo a instalação de uma sala de convivência. Na área interna da sala 10, os alunos fizeram um projeto de mobiliário ambiente – um para a hora do conto e outro para atividades mais lúdicas, com pintura e música. No ambiente maior, dois grupos trabalharam com dois focos diferentes - um fez a proposta do mobiliário e outro de um espaço para jogos e brinquedos.

Outros dois grupos também interagiram na área externa da escola, com a pintura da escadaria e a instalação de uma geladeira desativada, que recebeu pintura e foi destinada a servir de biblioteca itinerante.

A diretora da escola, Patrícia Bazzan dos Santos Friske, destacou a importância do projeto para a escola, que já é atendida pelo projeto Cidadania para Todos, do curso de Direito da Unijuí. Foi nas oficinas deste projeto que os alunos e professores identificaram a necessidade de dispor de uma sala de convivência. Desta forma, o Curso de Design somou-se ao curso de Direito para intervir na realidade da escola, projetando este espaço diferenciado para o lazer e a recreação dos alunos. “É um espaço privilegiado para nós neste sentido. A gente pretende fazer desta sala um espaço de uso contínuo e avançar para o uso de alunos de mais idade, agregando novos elementos para este público”, salienta a diretora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.