Inclusão na prática: estudantes surdos se formam em Design na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Inclusão na prática: estudantes surdos se formam em Design na Unijuí

Especialmente neste ano, o dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, tem um significado especial para a Unijuí. Isso porque, há pouco mais de um mês, a Instituição graduou dois estudantes surdos no curso de Design: Taís Dutra e Cristian Rafael Grade de Paula. Ambos sempre tiveram afinidade com a área e encontraram na graduação, e na Unijuí, a possibilidade de realizar os seus sonhos.

“Desde muito pequeno gostava de desenhar. Com o passar dos anos, pensei em fazer uma graduação. Cheguei a optar pelo curso de Ciência da Computação, porém, senti que não era aquilo que eu queria, senti que faltava alguma coisa. Comecei a procurar até me encontrar no curso de Design, onde consegui me sentir pertencente ao curso e à minha realidade”, relembra Cristian. Com a agora egressa Taís, a situação não foi diferente: sempre gostou de desenhos, de cores e de atividades visuais. E desde pequena, gostava de produzir e criar modelos de roupas e outros produtos. “Com o tempo conheci o curso de Design e me apaixonei. Dessa forma decidi que faria minha graduação na área, realizando um sonho”, completou.

Cristian afirma que ambos contaram com as adaptações necessárias na Unijuí, durante as aulas, com a presença das tradutoras intérpretes de Libras. “Não foi um processo fácil. Tive que me desafiar em meio a tantos estudos, pesquisas, projetos e trocas com os professores e colegas. Compartilhamos ricas experiências e, hoje, posso dizer que eu evoluí e venci, nós vencemos.”

Para Taís, os principais desafios encontrados, durante o percurso da graduação, estiveram ligados a conteúdos específicos, bem como ao desenvolvimento das atividades que exigiam maior ênfase na escrita, uma vez que sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais, e não a Língua Portuguesa. “Compartilhar trabalhos em grupos foi mais desafiador, principalmente nos últimos semestres, quando tivemos que nos adaptar ao ensino a distância, devido à pandemia”, comenta.

Assistente na Biblioteca Mario Osório Marques da Unijuí, Cristian diz que as diversas experiências em componentes como História da Arte, Fotografia, Projeto de Identidade Visual, Projeto de Vestuário e Acessórios, além de tantos outros, permitiram que vivenciasse experiências práticas, conhecimentos importantes que fazem com que, hoje, se sinta seguro em relação à prática no mercado de trabalho. “Tenho muita vontade de trabalhar e seguir na minha área, seja ela gráfica ou de produto. Gosto muito das atividades do profissional designer”, reforça.

Passada a formatura, Taís também tem como objetivo seguir na área do Design, buscando novas formações e o trabalho com o design gráfico de marcas e produtos, num primeiro momento. “Quero focar em uma especialização e em oportunidades profissionais”, disse.

A Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), ligado ao Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP). O espaço, por meio de sua equipe, desenvolve ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, seja na acessibilidade do meio físico e infraestrutura; acessibilidade pedagógica e atitudinal; curricular de comunicação ou tecnológica. Mais informações pelo telefone 3332 0200 - ramais 2023 e 2024.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.