Formação de professores é discutida em seminário do Pibid e Programa de Residência Pedagógica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Formação de professores é discutida em seminário do Pibid e Programa de Residência Pedagógica

De forma online, aconteceu na última sexta-feira, 4 de março, o Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Unijuí/Capes. O evento, que contou com o tema “Formação de professores: corresponsabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas na preservação e recriação cultural junto às novas gerações”, também marcou a aula inaugural dos cursos de licenciatura da Unijuí.

Participando da abertura do seminário, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, destacou que o evento acontece num momento de transformação, de “novo normal”, após um período bastante difícil para a área da educação, mas que também contou com avanços no âmbito da tecnologia. “Infelizmente, acompanhamos mais um momento difícil, que é a guerra entre Rússia e Ucrânia, e percebemos que nos transformamos, mas que nem sempre evoluímos”, lamentou.

Representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maristela Lang reforçou a importância do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica em razão do movimento que realizam, uma vez que a Universidade passa a estar inserida nas escolas, oportunizando uma formação diferenciada aos acadêmicos. 

O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, José Augusto Fiorin, destacou a importância de programas que tenham o objetivo de estimular a iniciação à docência. E comentou que a maioria dos mais de mil profissionais da rede são formados pela Unijuí. Representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, a diretora do Departamento Pedagógico, Josiane Heck, comentou o quão importante é continuar essa interação entre a Universidade, a formação de professores e as redes de ensino. 

As falas antecederam a palestra com o professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, que iniciou sua explanação diferenciando o conhecimento específico e completo, obtido inicialmente pelos profissionais e que desafia a universidade, e o conhecimento específico de professor, que compreende o saber didático, metodológico, e que deve estar incorporado ao que se quer ensinar.

Realizado a partir de uma promoção da Unijuí, Pibid, PRP e Capes, em parceria com a 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, o evento pode ser conferido na íntegra neste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.