Estudantes da Unijuí elaboram projeto de parada de ônibus coletivo com inovação e sustentabilidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes da Unijuí elaboram projeto de parada de ônibus coletivo com inovação e sustentabilidade

             

Nesta quarta-feira, dia 24, aconteceu a apresentação de propostas do Projeto “Parada de ônibus coletivo com premissas de inovação e sustentabilidade”, com o objetivo de realizar melhorias e qualificar as atuais paradas de ônibus de Ijuí. O projeto foi realizado por meio de parceria entre o Poder Público e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. A apresentação aconteceu durante a aula da disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade, ministrada pela professora Tenile Rieger Piovesan.

A parceria foi proposta pelo vereador Jorge Amaral, que procurou a Unijuí para a elaboração de uma planta básica de arquitetura e engenharia para uma parada de ônibus. A partir desta solicitação, a Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí compartilhou a demanda com os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Dessa forma, os alunos foram desafiados a idealizar paradas de ônibus modernas, localizadas nos pontos de embarque e desembarque da cidade com grande fluxo de usuários. As paradas contam com proteção da chuva, ventos e mudanças bruscas de temperatura. Segundo a professora Tenile Rieger Piovesan: “Nesta disciplina trabalhamos com princípios de sustentabilidade na arquitetura, por isso busquei incentivar os alunos a utilizarem materiais com eficiência energética, materiais renováveis e com baixa energia incorporada. Além disso, fizemos um link com a disciplina de Conforto Térmico e buscamos aliar conforto com sustentabilidade”.

Segundo Tenile, o principal objetivo desta atividade foi fazer com que os alunos pudessem aprender mais sobre o assunto, colocando em prática os conceitos aprendidos em aula. A atividade também ajudou a exercitar a criatividade dos alunos para a conscientização ambiental, com o propósito de torná-los profissionais diferenciados no mercado de trabalho. “Procuramos atender ao pedido da AGIT, podendo ser prestativos à comunidade Ijuiense”.

O Vice-Reitor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí; professor Fernando Jaime González, acompanhou as apresentações dos 5 grupos de alunos que dedicaram-se nos projetos, também estiveram presentes o Vereador Jorge Amaral,o Sr. Marcos Saccol, da Medianeira Transportes, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, o Sr. Antônio Tâmbara, além dos alunos e profissionais convidados. Ao final do evento, o vereador Jorge Amaral, que fez a demanda para a Universidade, elogiou a condução das atividades e os projetos apresentados, e se colocou à disposição para discutir e pensar em conjunto com a Universidade alternativas de viabilizar os projetos.

Segundo o gerente da AGIT, setor ligado a Vice-Reitoria Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Maiquel Kelm, “o projeto foi possível por meio da atuação da AGIT, no Escritório de Relações Universidade Comunidade, que possui a responsabilidade de negociar tecnologias, dar subsídio aos pesquisadores na efetivação de projetos de parceria e fomentar a transferência de tecnologia da Universidade com o setor produtivo, bem como a comunidade. A AGIT vem auxiliando professores, pesquisadores e estudantes, sendo o elo institucional entre os parceiros interessados no conhecimento gerado na Universidade."

Por Giovanni Pasquali, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência Experimental Usina de Ideias.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.