Arquitetura e Urbanismo apresenta propostas de espaços sustentáveis para Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Arquitetura e Urbanismo apresenta propostas de espaços sustentáveis para Ijuí

Neste fim de semestre, a disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou uma noite de apresentações aos Poderes Executivo e Legislativo de Ijuí. Conforme a professora mestra Tenile Rieger Piovesan, no ano passado foi apresentada, nesta mesma disciplina, uma proposta de paradas sustentáveis. Neste ano, foi sugerido o tema de espaços, principalmente de lazer. “Lancei a atividade para a turma e deixei os estudantes livres para pensar o que precisaria ser elaborado ou reformado no município, que trouxesse princípios de sustentabilidade”, explicou a docente.

No encontro, estiveram presentes a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González;  o secretário de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí, Chico Ortiz, e também vereadores, a exemplo de Bíra Erthal e Ricardo Adamy.

“Buscando incentivar a utilização de materiais de baixa energia incorporada, renováveis, recicláveis/reutilizáveis, surgiram ideias muito interessantes e elogiadas pelas autoridades presentes. Entre elas, parklets, balanço virado, brinquedos de playground, revitalização da sede do bairro Osvaldo Aranha e uma parada para a Fidene, para abrigar os acadêmicos de outros municípios. Enfim, espaços de cidadania e dedicados à comunidade”, enfatiza a professora Tenile Piovesan.

Conforme o secretário de Planejamento, Chico Ortiz, foi um exercício maravilhoso. “Fiquei emocionado e positivamente surpreendido.” Na mesma linha se manifestou o vereador Bíra Erthal, que parabenizou os estudantes pelos trabalhos com a reutilização de vários materiais. “Estou imensamente grato por poder estar junto com a academia, e veremos quais proposições podem ser levantadas para que estes projetos se concretizem”, disse.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.