Remodelação do Aeroporto João Batista Bos Filho de Ijuí é proposta em TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Remodelação do Aeroporto João Batista Bos Filho de Ijuí é proposta em TCC

Graduada recentemente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Clara Lazzarin de Sá sempre teve interesse em aviões e no quanto o transporte aéreo pode impactar positivamente em uma sociedade. Trazendo esse interesse para perto, ela propôs em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a “Remodelação do Aeroporto João Batista Bos Filho em Ijuí/RS”.

“Atualmente, o aeroporto de Ijuí não realiza voos comerciais e, apesar de ter recebido reformas, a sua infraestrutura não comporta aviões maiores para o transporte aéreo regular. Por isso, muitas pessoas precisam se deslocar de moto, carro ou ônibus até Porto Alegre, ou outras cidades vizinhas, para utilizar esse transporte. Mas a verdade é que a cidade de Ijuí possui uma infraestrutura com excelente potencial de ampliação e melhorias para implantar um aeroporto que seja capaz de integrar não apenas a cidade, mas também a região Noroeste à malha aeroviária estadual”, explicou a agora egressa, lembrando que, a partir disso, teve o auxílio e incentivo do professor e mestre Matheus Cargnelutti de Souza, seu orientador, para o desenvolvimento do TCC.

“Inicialmente, foi realizada uma análise quanto ao fluxo de passageiros do mundo e do país, através do estudo da Associação Internacional do Transporte Aéreo - IATA. A partir disso, realizei pesquisas bibliográficas, estudei os órgãos internacionais, nacionais, estaduais e municipais, com as legislações pertinentes ao meu projeto, principalmente as normativas da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, que poderiam variar de acordo com o uso, porte e o entorno do aeroporto. Posteriormente, foram analisados três modelos de aeroportos, que contribuíram para dar um norte ao projeto. Por se tratar de uma estrutura complexa, houve preocupação desde o sistema estrutural da edificação e sua materialidade, até os fluxos e vias de acesso para motos, carros, caminhões, ônibus municipais e intermunicipais, ao local do aeroporto”, completou.

No projeto de remodelação desenvolvido, Clara partiu do princípio de que o aeroporto tem como conceito a palavra "visão", recebendo a forma de um olho, um dos cinco sentidos do ser humano, pois é a partir dele que se adquire a percepção da luz, incluindo a capacidade de observar o entorno e detectar os problemas para encontrar meios de solucioná-los, bem como identificar as oportunidades e conquistá-las. Tal conceito se deu a partir do estudo da própria vida do empreendedor João Batista Bos Filho, que dá nome ao aeroporto, sendo considerado um homem visionário e à frente do seu tempo, que procurou investidores para a implantação do aeroporto municipal, incentivando também o senhor Otto Ernst Meyer, que posteriormente fundou a Varig, uma das maiores companhias aéreas dos anos 90 da América Latina”.

O destaque do projeto, segundo a egressa, é sua infraestrutura audaciosa, em treliça espacial com traçado orgânico relacionado ao conceito, combinada com painéis de concreto reforçado com fibra de vidro - GRFC e fibras de poliéster, técnicas construtivas utilizadas primeiramente pela arquiteta Zaha Hadid, cujos componentes são capazes de moldar o concreto de forma livre para atender à forma e geometria da edificação.  

“O aeroporto visa o atendimento de aproximadamente 2 mil pessoas por dia, entre embarque, desembarque, funcionários e visitantes, a fim de que seja um polo de grande referência do Noroeste do Estado. Embora seja majoritariamente térreo, visando atender mais pessoas, foi projetado um mezanino com um centro comercial e gastronômico, que dá acesso a um terraço contemplativo que dispõe de vegetação e mobiliário para lazer,  para que os visitantes e amantes de aviões possam observar a decolagem de aeronaves, desfrutando da infraestrutura que o aeroporto oferece, além de espaços externos destinados à recreação, descanso e possíveis eventos”, detalhou a profissional. 

Com a graduação, Clara agora planeja investir no meu crescimento pessoal e profissional, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.