A partir de projeto desenvolvido pela Unijuí, Bosque dos Capuchinhos recebe emenda parlamentar para revitalização - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A partir de projeto desenvolvido pela Unijuí, Bosque dos Capuchinhos recebe emenda parlamentar para revitalização


Projeto de revitalização foi apresentado pela Unijuí em abril de 2022 para os representantes do Bairro São Geraldo e Poder Público de Ijuí

Visando contribuir para o desenvolvimento de Ijuí e proporcionar um espaço público qualificado para a comunidade, a Unijuí por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Espaço + Inovação Unijuí, desenvolveu um projeto de revitalização do Bosque dos Capuchinhos. 

O trabalho foi realizado em 2022, em uma parceria entre a Universidade e bairro São Geraldo, onde os acadêmicos do 9º semestre de Arquitetura desenvolveram na disciplina de Paisagismo II, o projeto de revitalização incluindo a acessibilidade ao bosque e propostas urbanísticas e de paisagismo para a área interna, levando em consideração os aspectos apresentados pelos moradores. 

A partir do projeto, o município de Ijuí receberá R$ 200 mil em emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes para a revitalização do Bosque dos Capuchinhos. O vereador Bira Erthal, responsável pela articulação para a destinação da verba destacou que o trabalho da Universidade foi fundamental para isso.

“O projeto básico apresentado, levou em consideração o trabalho realizado pelos estudantes juntamente com a associação de moradores. A ligação entre a Unijuí e a comunidade é de extrema relevância para o desenvolvimento da cidade, uma vez que é a partir do conhecimento gerado na academia que encontramos as diversas soluções e alternativas aos problemas cotidianos, nas mais diversas áreas. Esta ligação contribui muito para o desenvolvimento social, econômico e cultural de nosso povo”, frisou o vereador, informando que o recurso já está cadastrado junto ao município e será acompanhado pela Central de Projetos.

Para o presidente do bairro São Geraldo, Salatiel Piesanti, a parceria entre a Unijuí e o bairro é importante pois, “com o projeto feito pela Universidade conseguimos embasamento para argumentar junto às lideranças políticas para buscar recursos para as melhorias necessárias. Já protocolamos junto à Prefeitura de Ijuí para que o projeto seja concluído e executado”.

Segundo a professora da disciplina de Paisagismo II, Tenile Piovesan, responsável pela elaboração do trabalho, parcerias como essas contribuem para o crescimento de todos os envolvidos. “É gratificante termos esse contato com a comunidade, tendo a oportunidade de contribuir, por meio do conhecimento gerado na Unijuí, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A parceria faz com que todos cresçam. Os estudantes ganham experiências trabalhando com situações reais, o que faz a diferença para a formação acadêmica deles”, avaliou. 

Coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, o professor Peterson Cleyton Avi destacou que o Projeto de Ampliação de qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente, financiado pelo MCTI a partir de emenda parlamentar, também visa articular ações com a comunidade. "Além de oportunizar as experiências tecnológicas e de inovação, também temos como objetivo impactar de forma positiva, promovendo a articulação e diálogo com a comunidade, e pensar soluções a partir dos cursos da Unijuí para a população. O Bosque revitalizado poderá se tornar um ambiente de testes e implantação de novas tecnologias voltadas para o bem-estar e conectividade dos usuários", finaliza.


Projeto prevê a acessibilidade ao bosque e propostas urbanísticas e de paisagismo para a área interna


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.