Estudantes de Arquitetura e Urbanismo exploram inovação sustentável em visita técnica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo exploram inovação sustentável em visita técnica

Temas emergentes como sustentabilidade e mudanças climáticas têm instigado estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, que buscam o conhecimento acerca de soluções mais ecológicas em suas práticas de trabalho, a conhecerem in loco experiências concretas que evidenciam o quanto essa área cresceu e se desenvolveu no Brasil ao longo das últimas décadas.

Na Unijuí, os acadêmicos estudaram, por meio da disciplina de Arquitetura e Urbanismo na Contemporaneidade, tendências em temas como design bioclimático e tecnologias de energia renovável, entre outros assuntos essenciais para a formação de profissionais capacitados a atuar em obras sustentáveis, como é o caso das futuras instalações da Sicredi das Culturas RS/MG, que segue padrões internacionais de sustentabilidade. 

Por essa razão, após desenvolverem estudos de caso a partir de obras de arquitetos como Francis Keré e João Figueiras Lima, famosos por conceberem obras sustentáveis e humanizadas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer uma obra local, que está sendo executada pelo Grupo Andora, de Porto Alegre, conhecido por realizar soluções construtivas modernas e sustentáveis. 

A visita técnica à obra, que aconteceu no final da tarde da última segunda-feira, 11 de dezembro, foi antecedida por uma palestra realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana, pelo gerente regional administrativo financeiro,  Moacir Rossi, que é atualmente porta-voz da obra, e que mostrou aos alunos sobre todo processo de planejamento e de concepção do projeto. 

Rossi destacou que a obra segue os critérios necessários para que a construção obtenha a certificação máxima Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), selo utilizado em mais de 160 países, levando em consideração oito aspectos: localização e transporte; espaço sustentável; eficiência do uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; inovação e processos; créditos de prioridade regional. 

Para o professor da disciplina, Matheus Cargnelutti de Souza, “a visita técnica vem complementar os conteúdos desenvolvidos, ajudando os alunos a visualizarem aquilo que é estudado na sala de aula".

A disciplina de Arquitetura e Contemporaneidade teve a participação da doutoranda em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Aline Benso, que está concluindo sua tese sobre planejamento urbano e regional em municípios não-metropolitanos. Para a acadêmica, “obras como a nova sede da Sicredi são exemplos de como a ação de empresas e municipalidades é importante para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, e a atuação dos arquitetos é peça fundamental para isso”, conclui. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.