Em parceria com a Casa Afro e Casa Espiritual Filhos da Luz, curso de Gastronomia promove Evento Pedagógico Dia de Ogum - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Em parceria com a Casa Afro e Casa Espiritual Filhos da Luz, curso de Gastronomia promove Evento Pedagógico Dia de Ogum

Estudantes do curso de Gastronomia da Unijuí tiveram uma vivência única na noite desta terça-feira, 26 de abril. A partir da disciplina de Gastronomia Africana, eles organizaram e prepararam um jantar típico da umbanda - religião brasileira, com matriz africana. O Evento Pedagógico Dia de Ogum foi promovido pelo curso de Gastronomia, que participou com a preparação dos pratos; pela Casa Afro, que cedeu o espaço no Parque de Exposições Wanderley Burmann; e pela Casa Espiritual Filhos de Luz, que realizou a sessão espiritual e, através dos Filhos de Ogum, participou com os ingredientes.

“O evento foi planejado para que os estudantes que estão cursando a Gastronomia Africana tivessem a vivência de uma sessão religiosa, típica de uma religião de matriz africana. A atividade foi ao encontro do conteúdo programático do componente, que visa não só trabalhar a gastronomia, mas estudar a cultura, a história e geografia do continente”, explicou a chef Deise Marin, responsável pela disciplina. 

Antes do evento, o pai Alano de Xangô, que é diretor espiritual e coordenador cultural da Casa Afro, esteve em uma aula com os estudantes, realizando uma explanação histórica e geográfica, e contando as características da religião. “Ele nos passou as exigências do preparo dos ingredientes, a partir da cultura da umbanda e do orixá Ogum. Por exemplo, a laranja precisava ser cortada em cruz, em quatro pedaços, e a costela preparada com sete ripas. Respeitamos estes pontos e, a partir daí, os estudantes tiveram a liberdade para executar as receitas”, explicou Deise.

Em uma reunião preparatória, foram escolhidos chef e subchef, e decidido que seria feito um serviço empratado - diferente do buffet que é tradicionalmente servido nos encontros.

O cardápio contou com feijoada com carnes nobres; farofa com dendê; couve refogada com milho tostado; blend de carnes e legumes - costela sete ripas desfiada e cubos de carne de porco defumado nos galhos de laranjeira; geleia de laranja com pimenta; casca de laranja cristalizada e suco de laranja.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.