Estudantes trocaram experiências sobre medicina da família e comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes trocaram experiências sobre medicina da família e comunidade

                   

Estudantes de medicina de todo o Brasil podem realizar estágios de vivência em medicina da família e comunidade pelo país, através de editais da Direção Executiva de Estudantes de Medicina (DENEM), entidade representativa de estudantes da área. E Ijuí, neste ano, pode receber uma estudante deste Programa. Juliana Weiller, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro está atuando na Unidade de Saúde do Bairro Thomé de Souza. Ela também esteve, na última semana, conversando com estudantes do curso de Medicina e de Fisioterapia da Unijuí, acompanhada da médica Júlia Mallmann, que também atua na mesma Unidade no município. Na oportunidade, os estudantes dos cursos da Unijuí puderam trocar experiências com a estagiária e a médica sobre o funcionamento do estágio e a realidade da saúde em Ijuí.

Um dos principais aspectos do estágio diz respeito a formação do estudante de medicina em integração ao sistema público de saúde, atuando na atenção primária. “As realidades são muito diferentes, mesmo dentro de um único município existem realidades diferentes. Então, com esta possibilidade de formação, oportunizando que o estudante conheça outras realidades, fortalece a formação do médico, pois o objetivo é justamente aproximar o estudante da medicina da família e comunidade”, observa a médica Júlia Mallmann.

Já a estudante Juliana Weiller salienta que pode perceber muito claramente as diferenças entre sua cidade natal e Ijuí. “Aqui é mais calmo, menor, uma realidade totalmente diferente, com uma qualidade de vida melhor. Começa pelas distâncias, por exemplo: no Rio de Janeiro demoro mais de duas horas só para chegar até a Universidade, muito diferente daqui. Também é possível conhecer as pessoas, saber quem é filho de quem, pois é uma cultura diferente. A gente acaba criando vínculos com as pessoas que utilizam o serviço, que é um dos princípios da Medicina da Família”, salienta.

                   

Mais sobre a DENEM

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) é a entidade representativa dos estudantes de medicina do Brasil. Foi fundada em 1986, na cidade de Fortaleza-CE, durante o XVII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM). Com mais de 30 anos de existência, a DENEM vem desempenhado o papel de entidade representativa dos estudantes de medicina a partir de várias lutas e mobilizações.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.