Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Acadêmicos de Medicina lançam projeto na Secretaria Municipal de Saúde

Na manhã desta terça-feira, 21 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí realizaram o lançamento do projeto “Cuidados Gestacionais: a sala de espera como local de educação em saúde”. A atividade aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, junto à Saúde da Mulher, onde a iniciativa passa a ser realizada. 

“Esse projeto surgiu na disciplina Unidade Integradora, onde, ao final de cada semestre, os estudantes preparam uma atividade que é passada para a população. O grupo de hoje trabalhou voltado às gestantes, pensando no que poderia ser feito a estas pacientes, no período em que estavam na sala de espera, aguardando pela consulta médica. E foi aí que surgiu a ideia de utilizar este tempo para informá-las, para que possam estar atentas à sua saúde. Elas podem sair da sala de espera e já perguntar ao médico sobre alguma informação que ouviram”, explicou o professor e médico, Dario Gervásio Ronchi.

Secretário municipal de Saúde e professor da Unijuí, Marcio Junior Strassburger destacou que tanto o Município quanto a Unijuí vêm trabalhando para a implantação do curso de Medicina. E à medida em que o curso avança - os estudantes da primeira turma já estão no 7º semestre -, aumentam as ações ações voltadas à comunidade. 

Coordenadora Municipal da Saúde da Mulher, a enfermeira Karine Santos Lima falou sobre a importância de manter este momento de educação na sala de espera. “Nossas gestantes terão acesso a informações sobre o serviço, sobre a gestação, começando, nesta terça-feira, pela diabetes gestacional. Um tema que nos preocupa, em razão do alto índice de pacientes encaminhadas ao serviço com essa doença”, destacou.

A coordenadora lembrou que o setor é campo de estágio em ginecologia e obstetrícia, tanto para os acadêmicos de Medicina quanto de Enfermagem da Unijuí. “Este momento, em que lançamos o projeto, é importante para a construção do vínculo com a comunidade e para o processo de formação em saúde”, completou.


Acadêmicos de Medicina realizam palestra sobre primeiros socorros no Colégio Tiradentes

Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí realizou, na última semana, uma palestra abordando as situações de emergência mais comuns no dia a dia, com dicas de primeiros socorros, no Colégio Tiradentes de Ijuí. A visita ocorreu na última quarta-feira, 15 de junho, sob supervisão da professora doutora Juliana Sato Hermann.

De acordo com a professora, os alunos do Colégio aprenderam o que devem e não fazer ao se depararem com situações de emergência, até a chegada da equipe de saúde. “Em outras palavras, aprenderam como um indivíduo que não é profissional da saúde deve lidar com certas situações, até que o acidentado seja atendido por uma equipe especializada”, explica.

O aprendizado dos primeiros socorros será fundamental não somente para salvar uma vida, mas também para minimizar as possíveis sequelas. “Para os alunos é ainda mais importante o aprendizado de assuntos como este, pois, como sabemos, a escola é um local propício a acidentes, que podem acontecer a qualquer momento”, acrescenta.

A acadêmica Jacinta Tamiozzo Goergen também acredita que é fundamental que as pessoas saibam como proceder diante de situações de emergência, enquanto os socorristas não chegam ao local. “Esses procedimentos simples podem evitar que uma situação se agrave e podem até salvar vidas. Dessa forma, escolhemos os alunos como referência para aprender e estender a seus familiares e amigos as manobras de primeiros socorros, contribuindo, assim, para o melhor desfecho em situações de emergência”, comenta.

Segundo a estudante Bruna Martens Menegol, essa experiência proporcionou colocar em prática os conhecimentos e habilidades já adquiridos em Suporte Básico de Vida. “É uma grande oportunidade poder compartilhar esses aprendizados com os alunos e podermos nos comunicar em público”, complementa.

A docente ainda faz questão de comentar a calorosa recepção promovida pelo Colégio Tiradentes e seus alunos. “A receptividade foi excelente. Todos demonstraram interesse, fizeram muitas perguntas, alguns participaram das demonstrações práticas e se divertiram bastante”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí solicita apoio ao deputado Bibo Nunes para ampliação de vagas no curso de Medicina

Na tarde desta quinta-feira, 17 de março, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, recebeu a visita do presidente do PSL de Ijuí, Iwton Carlos Didolich. Junto ao deputado federal Bibo Nunes, Iwton encaminhará o pedido da Universidade para apoio ao processo de ampliação de vagas no curso de Medicina.

Conforme explicou a reitora, desde 2019, quando foi realizado o primeiro processo seletivo, a Unijuí oferta 50 vagas anuais para o curso de Medicina. No ano passado, a Universidade recebeu a segunda visita de monitoramento do Ministério da Educação (MEC), momento em que foram também solicitadas 30 novas vagas - possibilitando o ingresso de 80 estudantes por ano. 

Hoje, o processo que autoriza a ampliação de vagas encontra-se na Diretoria de Regulação da Educação Superior - Direg, para avaliação e emissão de Portaria. A autorização permitirá a oferta de 40 vagas no Vestibular Verão e 40 vagas no Vestibular de Inverno.

“A Unijuí agora busca o apoio e suporte dos parlamentares gaúchos, no sentido de acompanhar e fazer movimentos junto ao Ministério da Educação, dando celeridade a este processo tão importante para Ijuí e região”, reforçou a professora Cátia Maria Nehring.


Curso de Medicina promove aula inaugural com palestra e entrega de jalecos

Estudantes e familiares participaram nesta segunda-feira, 14 de março, da aula inaugural da 5ª turma do curso de Medicina, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento contou com apresentação da estrutura da Universidade, palestra e cerimônia de entrega dos jalecos.

A aula inaugural foi aberta após uma breve visita dos convidados ao Complexo 2, onde são realizadas simulações e simulações realísticas, e onde os estudantes têm parte de suas aulas. “Ficamos felizes em receber os familiares e poder mostrar um pouco da estrutura da nossa Universidade que, nestes mais de 60 anos de história, formou cerca de 44 mil profissionais”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Unijuí está no quarto ano de implementação do curso de Medicina. 

“Ano passado recebemos a visita de avaliadores do Ministério da Educação e solicitamos a abertura de 30 novas vagas para o curso. Tivemos não só uma boa avaliação quanto à nossa estrutura e corpo docente, como também o parecer favorável para essa ampliação. Com a portaria publicada - algo que deve acontecer nas próximas semanas - teremos a oferta de 80 vagas anuais”, adianta a vice-reitora.

Coordenador do curso do Medicina, o professor Jorge Brust lembrou que o curso faz parte do projeto Mais Médicos, que visa exatamente descentralizar a formação de médicos no País. Quando o curso de Medicina foi autorizado em Ijuí e na Unijuí, não havia oferta em todo o lado Oeste do Estado. “Temos uma Universidade e uma bem estruturada rede de saúde, o que foi fundamental para a conquista do curso. Hoje, com a inserção dos estudantes na rede de atenção à saúde, já percebemos a qualificação dos atendimentos. Também nos orgulhamos em ter mais de 70% dos estudantes oriundos de Ijuí e região".

Durante a noite, esteve em discussão o tema “Só é velho quem quer”, a cargo do doutor em Gerontologia Biomédica, Newton Luiz Terra, via Google Meet. Foram mediadores o coordenador do curso, Jorge Brust, e o professor Bruno Luiz Guidolin.

Após a palestra, foi realizada a cerimônia de entrega dos jalecos. O evento simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão.


Curso de Medicina terá aula inaugural com entrega de jalecos

A partir das 19h de segunda-feira, 14 de março, acontece no Salão de Atos da Unijuí a aula inaugural da 5ª turma do curso de Medicina, com transmissão pelo canal do Youtube da Instituição. O evento contará com palestra e entrega dos jalecos aos estudantes.

Durante a noite, estará em discussão o tema “Só é velho quem quer”, a cargo do doutor em Gerontologia Biomédica, Newton Luiz Terra. Serão mediadores o coordenador do curso, Jorge Brust, e o professor Bruno Luiz Guidolin.


Estudantes do curso de Medicina iniciam as aulas na Unijuí

O ano letivo iniciou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, para os estudantes do curso de Medicina da Unijuí. Em razão da ampla carga horária, as turmas iniciam as aulas antes dos demais acadêmicos, que serão recebidos na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro.

Durante a manhã, os 40 novos estudantes de Medicina foram acolhidos na Unijuí Saúde - Complexo 2, pelo coordenador do curso, professor Jorge Brust, pela coordenadora pedagógica, professora Heloisa Eickhoff, e pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

A vice-reitora fez uma breve apresentação da estrutura da Universidade, que conta com 32 cursos de graduação e mais de quatro mil estudantes. Lembrou que, na área da saúde, os acadêmicos dispõem de uma série de laboratórios e espaços para práticas, concentrados em três Complexos de Saúde. “O curso de Medicina veio para qualificar o sistema de saúde de Ijuí e região. Para além dos investimentos que são realizados na Universidade, também qualificamos a rede pública de saúde, com equipamentos e formação aos servidores - melhorias que chegam a R$ 2 milhões. Já temos e teremos novas parcerias com hospitais de Ijuí e região, e neste primeiro semestre, atendendo ao pedido dos estudantes, iremos também trabalhar em parcerias para a realização de estágios não obrigatórios”, explicou a vice-reitora.

O coordenador, professor Jorge Brust, destacou a importância da dedicação de todos os estudantes no cumprimento das 9 mil horas do curso. Para março, está sendo preparado um evento especial à turma de calouros, com apresentação da estrutura do curso, palestra e entrega dos jalecos pelos veteranos. 

A professora Heloisa Eickhoff parabenizou todos os aprovados e destacou o empenho e envolvimento dos cerca de 70 professores no curso, que conta com uma formação interdisciplinar.

Durante o encontro, os professores ressaltaram as medidas de segurança necessárias para o enfrentamento à covid-19. Conforme consta na Nota Oficial nº 35, é obrigatório o uso de máscara, bem ajustada, cobrindo nariz e boca. À comunidade acadêmica será disponibilizado álcool em gel e os ambientes, como salas de aulas, devem estar bem ventilados. Estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio que tiverem sintomas deverão apresentar atestado, permanecendo, então, em isolamento domiciliar.