Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Estrutura do curso de Medicina da Unijuí é diferencial para a formação

O curso de Medicina da Unijuí conta com metodologia de ensino-aprendizagem diferenciada, baseada em metodologias ativas e com uma rede integrada de laboratórios de ensino, os quais permitem que o estudante vivencie as atividades profissionais desde o início do curso. Além disso, propõe formação interdisciplinar, evidenciando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que constituem o médico enquanto agente de transformação na área de sua atuação profissional e cidadã.

Segundo a estudante do 11º semestre do curso de Medicina da Unijuí, Jacinta Georgen, um dos diferenciais da Unijuí é a excelência de ensino e o comprometimento com a formação acadêmica. “A inserção precoce na comunidade, acredito que também é um diferencial do curso, porque desde o início já estamos em contato com várias realidades, diversos casos de saúde, contextos sociais e isso nos aproxima tanto da comunidade quanto da contextualização dos conteúdos teóricos, facilitando o processo de aprendizagem”, destacou. 

Para a Jacinta, a infraestrutura tecnológica ofertada pela Unijuí aproxima a estudante da realidade profissional. “A Universidade que prioriza a inovação e a tecnologia está mais alinhada com as demandas do mercado e a partir do momento que ela nos proporciona isso, nos torna mais adaptáveis e preparados para os desafios da profissão”.

Para este segundo semestre de 2024, a Unijuí oferta 40 vagas para o curso de Medicina. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho, no site www.unijui.edu.br/vestibularmedicina, com taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). 

O Vestibular de Medicina conta com duas formas de seleção: aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre os anos 2019 e 2023 ou a prova presencial, composta por uma redação e questões objetivas que será aplicada em Ijuí, no dia 23 de junho de 2024, das 13h às 17h. Os locais/salas de prova estarão disponíveis para consulta do candidato no dia 21 de junho, às 17h. 

O edital com todas as informações está disponível neste link. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Curso de Medicina alerta sobre cuidados com infecções após as enchentes

As inundações que assolam o Rio Grande do Sul afetaram até o momento 2.341.060 pessoas, em 467 municípios. Além de todas as perdas e transtornos causados, em termos de saúde, as consequências desse evento climático podem continuar com a tendência de um aumento importante nos casos de doenças infecciosas. Neste sentido, o curso de Medicina da Unijuí traz um alerta importante aos voluntários que estão atuando. 

Segundo a professora do curso de Medicina da Unijuí, Paula Korsack, é importante que as pessoas se protejam para poder ajudar e não virar mais uma vítima. “Os locais atingidos pelas enchentes estão cheios de doenças infectocontagiosas. Por isso, indicamos que quem estiver indo ajudar, esteja vacinado para o tétano, use luvas, botas e outros materiais de proteção para não se contaminar com a água da enchente. Já para quem está atuando em abrigos, a indicação é que esteja com a vacinação para a influenza e covid-19 em dia para não levar o vírus e infecções respiratórias para as pessoas que estão nos abrigos e até mesmo para não contrair estas doenças”, destacou. 

Além disso, com o nível da água baixando em vários locais, inicia-se outra fase da reconstrução: a limpeza do que restou das casas e estabelecimentos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a água que inundou o Estado se juntou à água dos sistemas de esgotos, tornando fundamental que a higienização das casas seja feita com atenção. 

A professora infectologista orienta que, quem realizar a higienização dos ambientes afetados pelas enchentes é necessário se paramentar, ou seja, usar equipamentos de proteção como luvas de borracha e impermeáveis, botas, calças e camisetas de manga comprida e, caso tenha algum ferimento, ele deve estar tapado com bandagens e ataduras. Paula pontua ainda que deve ser feita a desinfecção dos ambientes. 

“Para a limpeza e desinfecção dos locais, pode ser feita uma solução com água sanitária, sendo 200ml de água sanitária para 20 litros de água. Utensílios de alimentação como copos, talheres e panelas, por exemplo, podem ser deixados de molho por 30 minutos em uma solução desinfetante mais concentrada, sendo um copo de água sanitária para quatro copos de água. Eles devem ser lavados com água e sabão antes e depois da desinfecção”, explica.

Com relação ao lodo, a orientação do Cevs é que ele seja removido e que sejam colocados em frente às casas entulhos e o lixo dos quintais, para serem recolhidos pelos serviços de coleta. Os panos e vassouras utilizados na higienização e desinfecção dos locais e dos objetos devem ser descartados após o uso, devido ao risco de contaminação.


Reitoria e curso de Medicina recebem Conselho de Seleção Especial da 3ª Região Militar

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, recebeu na manhã desta terça-feira, 16 de abril, os integrantes do Conselho de Seleção Especial da 3ª Região Militar / POA-RS, Coronel Rigotti, 3° Sgt Crislaine e Cabo Figueira, que vieram à Instituição ministrar a "Palestra de orientação sobre a prestação do Serviço Militar Inicial para médicos da Unijuí". O evento foi destinado aos formandos da 1ª turma do curso de Medicina, cuja colação de grau ocorrerá em novembro deste ano. 

O Coronel Rigotti, ministrante da palestra, informou sobre a necessidade de um novo alistamento obrigatório para todos os formandos do curso de Medicina do sexo masculino. Os estudantes deverão se alistar, participar do processo seletivo e, caso sejam selecionados, deverão se apresentar em fevereiro de 2025 para cumprir o serviço militar obrigatório nos Serviços de Saúde das Forças Armadas, conforme disposto na Lei Nº 5.292, de 8 de junho de 1967, complementada pela Lei Nº 12.336, de 26 de outubro de 2010.

De acordo com o Artigo 4º, os futuros médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários que não tenham prestado o serviço militar inicial obrigatório no momento da convocação da sua classe, por adiamento ou dispensa de incorporação, deverão prestar o serviço militar no ano seguinte ao da conclusão do respectivo curso ou após a realização do programa de residência médica ou pós-graduação.

Na oportunidade, o Coronel orientou também sobre o processo seletivo voluntário que ocorre através de edital, no qual podem se inscrever mulheres, formandas, formadas ou especialistas dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia e homens que já passaram pela Comissão de Seleção Especial (CSE) em anos anteriores, desobrigados do serviço militar ou que já fizeram estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou estágio de Instrução e Serviço (EIS).

A 3ª Região Militar, responsável por este processo, realizará a partir de agora palestras orientativas anuais com os formandos do curso de Medicina da Unijuí.


Divulgada a lista de aprovados no Vestibular de Medicina da Unijuí

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, às 17h, foi divulgada a lista de aprovados no Vestibular de Medicina da Unijuí. A consulta aos classificados e ao boletim de desempenho pode ser realizada em unijui.edu.br/vestibular-medicina

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para o Vestibular de Medicina 2024, disputando uma das 40 vagas ofertadas: 30 vagas foram direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova, no último domingo, e 10 vagas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022. 

Nesta quinta-feira, das 13h30 às 20h30, será realizada a matrícula dos aprovados. Os candidatos devem entregar, conforme consta no edital, Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão - caso ainda não tenha recebido o histórico escolar, no momento da matrícula deve apresentar atestado que conste a provável conclusão até o dia 14 de fevereiro de 2024, com carimbo e assinatura da escola; certidão de nascimento/casamento/divórcio; Carteira de Identidade; CPF; Título Eleitoral; Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista; comprovante de endereço atualizado (não é necessário estar em nome do candidato) e, para menores de 18 anos, CPF e e-mail do responsável legal, para assinatura do contrato de matrícula online. 

Nesta quinta-feira, às 21h, também será divulgada a 1ª chamada de suplentes no site da Universidade, sendo que a matrícula para os classificados deverá ser realizada na segunda-feira, dia 11, das 13h30 às 17h. Se ainda restarem vagas, a 2ª chamada de suplentes será realizada no dia 11, às 17h.


Vestibular de Medicina na Unijuí: mais de 600 candidatos realizam a prova neste domingo

Pela primeira vez, prova será aplicada no campus da Unijuí, das 13h às 17h

Neste domingo, dia 3 de dezembro, a Unijuí realizará mais uma edição do Vestibular de Medicina. Mais de 600 candidatos vão realizar a prova e disputar uma das 30 vagas disponíveis. Outras 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022. 

Pela primeira vez, a prova do Vestibular de Medicina será aplicada no campus da Unijuí em Ijuí, das 13h às 17h. A partir das 12h15, os candidatos já podem acessar a sala em que sua prova será aplicada, e que será divulgada até esta sexta-feira, na página do candidato, neste link.

A prova do vestibular compreende a realização de uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vale lembrar que os candidatos só podem utilizar na prova caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Quem estiver portando equipamento eletrônico; lápis, estojo ou caneta não própria; óculos, boné ou touca, terá que guardar os itens em um pacote entregue pelos fiscais. 

Para ter acesso ao local de prova é necessário apresentar um documento oficial com foto, original e atualizado, como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Identidade Profissional (CRO, OAB, CREA, CRM, etc). Não serão aceitos documentos de identificação ilegíveis e/ou danificados. 

Enquanto os candidatos realizam a prova, os pais e acompanhantes serão recepcionados no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. Eles também serão guiados em uma visita pelo Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística. 

O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 14, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 6, às 17h.


Vestibular de Medicina Unijuí: candidatos podem optar por realizar a prova ou aproveitar a nota do Enem

Até o dia 27 de novembro, a Unijuí recebe inscrições para o Vestibular de Medicina 2023. Nesta edição, são ofertadas 40 vagas, sendo que 30 serão disputadas pelos candidatos que realizarem a prova, e 10 pelos candidatos que optarem por aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No caso do aproveitamento das notas do Enem, os candidatos devem ter realizado a prova entre os anos de 2018 e 2022. As notas consideram a redação e as questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Os candidatos que se inscreverem para realização da prova terão que desenvolver uma redação e responder a 40 questões objetivas, divididas da seguinte forma: cinco questões de Matemática e suas Tecnologias; 13 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 12 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A prova será aplicada no dia 3 de dezembro, um domingo, das 13h às 17h, no campus da Unijuí em Ijuí. 

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular. Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, às 18h30, será realizada uma live para os candidatos que desejam tirar dúvidas, com o coordenador do curso, professor Jorge Brust. Para participar, é só acessar este link.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.