Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Divulgada a lista de aprovados no Vestibular de Medicina da Unijuí

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, às 17h, foi divulgada a lista de aprovados no Vestibular de Medicina da Unijuí. A consulta aos classificados e ao boletim de desempenho pode ser realizada em unijui.edu.br/vestibular-medicina

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para o Vestibular de Medicina 2024, disputando uma das 40 vagas ofertadas: 30 vagas foram direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova, no último domingo, e 10 vagas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022. 

Nesta quinta-feira, das 13h30 às 20h30, será realizada a matrícula dos aprovados. Os candidatos devem entregar, conforme consta no edital, Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão - caso ainda não tenha recebido o histórico escolar, no momento da matrícula deve apresentar atestado que conste a provável conclusão até o dia 14 de fevereiro de 2024, com carimbo e assinatura da escola; certidão de nascimento/casamento/divórcio; Carteira de Identidade; CPF; Título Eleitoral; Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista; comprovante de endereço atualizado (não é necessário estar em nome do candidato) e, para menores de 18 anos, CPF e e-mail do responsável legal, para assinatura do contrato de matrícula online. 

Nesta quinta-feira, às 21h, também será divulgada a 1ª chamada de suplentes no site da Universidade, sendo que a matrícula para os classificados deverá ser realizada na segunda-feira, dia 11, das 13h30 às 17h. Se ainda restarem vagas, a 2ª chamada de suplentes será realizada no dia 11, às 17h.


Vestibular de Medicina na Unijuí: mais de 600 candidatos realizam a prova neste domingo

Pela primeira vez, prova será aplicada no campus da Unijuí, das 13h às 17h

Neste domingo, dia 3 de dezembro, a Unijuí realizará mais uma edição do Vestibular de Medicina. Mais de 600 candidatos vão realizar a prova e disputar uma das 30 vagas disponíveis. Outras 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022. 

Pela primeira vez, a prova do Vestibular de Medicina será aplicada no campus da Unijuí em Ijuí, das 13h às 17h. A partir das 12h15, os candidatos já podem acessar a sala em que sua prova será aplicada, e que será divulgada até esta sexta-feira, na página do candidato, neste link.

A prova do vestibular compreende a realização de uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vale lembrar que os candidatos só podem utilizar na prova caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Quem estiver portando equipamento eletrônico; lápis, estojo ou caneta não própria; óculos, boné ou touca, terá que guardar os itens em um pacote entregue pelos fiscais. 

Para ter acesso ao local de prova é necessário apresentar um documento oficial com foto, original e atualizado, como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Identidade Profissional (CRO, OAB, CREA, CRM, etc). Não serão aceitos documentos de identificação ilegíveis e/ou danificados. 

Enquanto os candidatos realizam a prova, os pais e acompanhantes serão recepcionados no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. Eles também serão guiados em uma visita pelo Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística. 

O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 14, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 6, às 17h.


Vestibular de Medicina Unijuí: candidatos podem optar por realizar a prova ou aproveitar a nota do Enem

Até o dia 27 de novembro, a Unijuí recebe inscrições para o Vestibular de Medicina 2023. Nesta edição, são ofertadas 40 vagas, sendo que 30 serão disputadas pelos candidatos que realizarem a prova, e 10 pelos candidatos que optarem por aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No caso do aproveitamento das notas do Enem, os candidatos devem ter realizado a prova entre os anos de 2018 e 2022. As notas consideram a redação e as questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Os candidatos que se inscreverem para realização da prova terão que desenvolver uma redação e responder a 40 questões objetivas, divididas da seguinte forma: cinco questões de Matemática e suas Tecnologias; 13 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 12 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A prova será aplicada no dia 3 de dezembro, um domingo, das 13h às 17h, no campus da Unijuí em Ijuí. 

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular. Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, às 18h30, será realizada uma live para os candidatos que desejam tirar dúvidas, com o coordenador do curso, professor Jorge Brust. Para participar, é só acessar este link.


Candidatos abordam uso da inteligência artificial na Medicina em vestibular da Unijuí

O domingo, 25 de junho, iniciou com uma movimentação diferenciada no Prédio 1, da Sede Acadêmica da Unijuí. A Universidade recebeu candidatos de diferentes regiões para o Vestibular  Medicina 2023/2º. Neste semestre, cerca de 340 candidatos concorrem às 30 vagas disponíveis para a prova. 

A abertura dos portões ocorreu às 12h15 e os vestibulandos puderam ingressar aos locais de prova até às 13h. A aplicação da prova iniciou às 13h05, onde os candidatos tiveram que responder a 40 questões objetivas sobre as quatro áreas do conhecimento, sendo 5 questões de Matemática e suas Tecnologias; 13 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; dez questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 12 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Uso da inteligência artificial na Medicina”. 

Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a temática da redação busca envolver discussões atuais e a ligação com a área médica e futura atuação profissional. “Fizemos uma provocação para os estudantes pensarem sobre o que significa essa temática da inteligência artificial no processo de atuação do médico”, disse. 

A reitora avaliou ainda a aplicação da prova. “Tivemos a participação de muitas famílias que buscaram informações sobre o curso, formas de pagamento, além de conhecerem a nossa estrutura. Alcançamos nosso objetivo principal que foi promover um processo seletivo seguro no qual os candidatos pudessem se concentrar para fazer a prova”, destacou.

Entre os candidatos, estavam Pedro dos Santos e Kassia Rohr dos Santos, pai e filha, que vieram da cidade de Campo Novo para realizarem juntos a prova. Pedro é egresso do curso de Direito da Unijuí, e agora busca uma recolocação no mercado na área da saúde. “É muito gratificante poder acompanhar minha filha neste momento tão importante. A Unijuí é uma instituição de confiança, onde eu já estudei e acreditamos que hoje é a melhor instituição do Noroeste do Estado para cursar Medicina”, destacou.

Kassia, tem 17 anos, e está prestando o vestibular pela primeira vez. “O coração está a mil, mas está sendo bem mais tranquilo ter meu pai para me acompanhar e incentivar”, disse. Além da presença dos vestibulandos, a Atlética do curso de Medicina da Unijuí esteve presente para recepcionar e incentivar os candidatos. 

O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, falou sobre o processo. “Recebemos todos com muita alegria. Tivemos uma boa procura pelo vestibular. Este é o momento em que estamos estabilizando o curso com 40 alunos entrando no verão e 40 alunos entrando no inverno, que é o que planejamos desde o início”. 

Nesta edição do Vestibular de Medicina, além do ingresso via prova do Vestibular, 10 vagas foram destinadas para o ingresso via aproveitamento da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), onde 130 candidatos estão concorrendo.

O gabarito das questões objetivas será divulgado no site do Vestibular de Medicina, na segunda-feira, 26. O resultado do processo seletivo será publicado na quarta-feira, 28, com a relação nominal dos classificados e suplentes. Mais informações podem ser obtidas na página do Vestibular de Medicina, clicando aqui.


Período para solicitar transferência para o curso de Medicina encerra nesta segunda-feira

Encerra na segunda-feira, dia 12 de junho, o prazo para ingressar no curso de Medicina da Unijuí via transferência externa ou reingresso. As inscrições para o extravestibular podem ser realizadas no site www.unijui.edu.br/formas-de-ingresso.

Conforme o edital VRG/NRA 06-2023, estão sendo disponibilizadas seis vagas. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário próprio e enviar a documentação obrigatória, e pagar a taxa no valor de R$ 200,00 que pode ser via emissão de boleto bancário com pagamento na rede bancária, agências lotéricas ou nos caixas da Unijuí; cartão de crédito ou PIX, diretamente no site de inscrições.

Em caso de dúvidas, o candidato pode contatar a Central de Atendimento ao Estudante pelo  e-mail estude@unijui.edu.br, whatsApp (55) 3332-0200 ou ainda pelos telefones 0800 646 7100 ou (55) 3332-0557.


Estudantes de Medicina arrecadam alimentos durante Trote Solidário

O curso de Medicina da Unijuí participou neste sábado, 25 de março, de mais uma edição do Trote Solidário, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A ação, que busca incentivar a solidariedade, ocorreu em várias cidades do Estado, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, tampinhas plásticas e doação de sangue. 

Com o apoio do Lions Clube, os estudantes fizeram a coleta de alimentos e tampinhas nos supermercados Atacarejo Kuchak, Cotrijui e Nacional, que serão, posteriormente, distribuídos pelo Lions para entidades assistenciais do município. Integrante da comissão organizadora do trote, a acadêmica do 1º semestre de Medicina da Unijuí, Giovana Casarin Tisott, disse que essa é uma experiência única. “É um momento especial para o meu crescimento pessoal e para a minha formação como médica. Realizar essa ação, vai ao encontro do que a medicina prega, que é salvar vidas”, destacou. 

Já a Julia Wontroba Lemos, acadêmica do 3º semestre, está participando pela terceira vez do evento. Para ela, "é muito importante participar de atividades como essa, pois é uma forma de contribuir com a sociedade além de promover a integração entre os alunos”. O diretor acadêmico do Simers, Giovani Zocche, frisou que essa recepção aos calouros reforça o espírito de solidariedade. “O nosso objetivo é engajar os estudantes para que eles participem de ações solidárias desde o início do curso, auxiliando a comunidade local”.

O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, avaliou a atividade. Segundo ele, o Trote Solidário vai ao encontro dos valores da Universidade. "Este tipo de atividade vai ao encontro do que a Unijuí sempre preconiza que é o trote, sem violência, sendo um acolhimento, com o sentido de apoiar a comunidade. Aqui, os calouros entram em contato com a sociedade, por meio da ação social, reforçando o trabalho do médico”, frisou.

Você pode contribuir com o Trote Solidário até o dia 20 de abril. Os alimentos podem ser doados de forma online, no site trotesolidario.com.br; tampas plásticas podem ser entregues para a comissão organizadora ou depositada na caixa disponível no Complexo 2 - Unijuí Saúde e a doação de sangue pode ser coletada no Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.