COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Curso de Medicina esclarece dúvidas sobre a herpes em evento online

Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Medicina da Unijuí promoveram na última quinta-feira, dia 17 de junho, uma palestra com o tema “Desvendando a herpes”. Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a atividade foi orientada pelo professor Dario Gervasio Ronchi.

Uma das convidadas para o bate-papo, a médica infectologista Paula Luza Korsack explicou que as infecções por herpes-vírus têm sido um desafio na área médica, estando presentes no estudo de diversas especialidades - como dermatologia, infectologia e neurologia. O vírus causa diversas doenças, que acometem diferentes órgãos. 

De acordo com dados apresentados pela médica, 16% da população mundial é soropositiva para o herpes simplex tipo 2; enquanto que para o tipo 1 o percentual chega a 54%. Tipos 1 e 2 são os principais envolvidos em lesões labiais, nos órgãos genitais e gengivo-estomatite. Há, ainda, cerca de 3 mil casos por ano de herpes varicela zosper.

A atividade também contou com a médica dermatologista Cristiane Lüdtke Heuser. Para conferir na íntegra, acesse:


Palestra vai tratar do estigma da educação sexual e suas consequências

Estudantes do curso de Medicina, da Unidade Integradora do 1º semestre, promovem na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, uma palestra com o tema “O estigma em torno da educação sexual e suas consequências na população jovem”. O evento terá início às 19h e será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

Participam da palestra a professora Sara Hungaro Lazaretti; a ginecologista e obstetra Paula Vilela Gherpelli; e a psicóloga Betina Munero Predebon. Serão mediadoras Gabriela Juliana Baldissera, Emmanuela Weber Cardozo e Fabiane da Cunha Castro. A Unidade Integradora está sob coordenação do professor João Carlos Lisbôa.


Curso de Medicina promove webinar sobre aleitamento materno

O curso de Medicina da Unijuí promove na próxima terça-feira, dia 22 de junho, o webinar com o tema “Aleitamento materno: um resgate histórico, dificuldades na amamentação e aconselhamentos”. A palestra terá início às 19h, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

Foram convidados para palestrar os pediatras Darcísio Perondi e Elizabete Tereza Sartori El Ammar; os ginecologistas e obstetras Marília Thome Da Cruz e Carlos Alberto Cardoso Dias; e a fisioterapeuta Daniela Zeni Dreher.

A palestra, que será mediada por Alex Siqueira Bernardini, é promovida pela Unidade Integradora III, coordenada pelo professor Carlos Alberto Cardoso Dias.


Centro Acadêmico de Medicina trabalha série com informações sobre a covid-19

A partir desta segunda-feira até o domingo, dia 4, o Centro Acadêmico de Medicina da Unijuí estará publicando uma série de posts sobre a pandemia de covid-19.

Integrado por estudantes de diferentes semestres, o CentraMed quer colaborar neste momento crítico da pandemia, levando informações à comunidade por meio do Instagram – que pode ser acessado neste link.

Conforme explica o presidente, Roberto Peruzzo Lorenzoni, a série inicia com uma retrospectiva sobre a pandemia e segue com informações sobre as vacinas, tipos e eficácia. 

Haverá publicações reforçando a importância do uso de máscara, sobre pesquisas brasileiras e relato de professores médicos que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença.

Outras ações de conscientização já foram realizadas pelo Centro Acadêmico e estão disponíveis no Instagram.