Estudantes de Medicina utilizam moderno laboratório para simulação de casos clínicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Medicina utilizam moderno laboratório para simulação de casos clínicos

Neste mês de outubro, acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí utilizaram, pela primeira vez, a estrutura completa do Laboratório de Habilidades e de Simulação Realística, localizado na Unijuí Saúde Complexo 2. O moderno espaço alia tecnologia e ensino para complementar e qualificar a formação dos estudantes.

Como o próprio nome indica, no Laboratório é possível realizar simulações realísticas e interativas, por meio do uso de simuladores de alta fidelidade, isto é, manequins que dispõem de um sofisticado software e são capazes de representar uma ampla variedade de reações humanas e casos clínicos. Através desta atividade, os acadêmicos desenvolvem habilidades e competências técnicas e psicológicas.

Após a simulação, é realizada uma discussão com a equipe, chamada debriefing, onde são avaliados os erros e acertos cometidos durante o treinamento. “Os estudantes têm oportunidade de refletir não só sobre o conhecimento das patologias, mas sobre a relação interpessoal, a postura de cada um, as emoções, enfim, como se sentiram no ambiente”, destaca a professora Ana Caetano, que ministra a disciplina Clínica Médica II, na qual os acadêmicos do 6º semestre de Medicina tiveram as primeiras práticas no Laboratório.

A professora Ana explica ainda que, à medida que o curso avança, as simulações vão aumentando de complexidade. “Cada vez mais, o ensino na área da Saúde está se valendo desses recursos, que são metodologias ativas. Aqui o estudante pode repetir o treinamento quantas vezes for necessário. Assim, quando ele for para o campo, ele estará muito mais seguro e preparado para chegar no paciente”, evidencia.

A acadêmica do 6º semestre do curso de Medicina, Héllen Engroff, relata como foi a sua primeira experiência com a simulação realística. “Atendemos o paciente em um grupo de quatro colegas e foi muito bom perceber que conseguimos aplicar o que já aprendemos em casos clínicos ‘reais’, discutir os sinais e sintomas do paciente e, a partir disso, pensar em uma conduta para ele. A simulação foi boa também para vermos que além de saber tratar o paciente, sabemos trabalhar em equipe”, avalia.

Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.