Biomédicos podem exercer a ozonioterapia: Conselho Federal regulamenta a prática - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Biomédicos podem exercer a ozonioterapia: Conselho Federal regulamenta a prática

             

Foto ilustrativa do curso/Arquivo Unijuí.

A ozonioterapia é pratica integrativa e complementar de baixo custo, segurança comprovada e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica, já utilizada em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros, há décadas.

Alguns setores de saúde adotam regularmente esta prática em seus protocolos de atendimento, como a Biomedicina Estética, Odontologia, a Neurologia e a Oncologia, dentre outras. O Ministério da Saúde reconheceu o uso da Ozonioterapia como Prática Integrativa e Complementar em Saúde, em 21 de março de 2018 teve publicado a Portaria nº702. Atento à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o Conselho Federal de Biomedicina regulamentou, em 16 de junho de 2020, que o biomédico poderá exercer a ozonioterapia como prática integrativa complementar de sua atividade profissional.  Veja a íntegra da resolução, neste link.

Mais sobre a prática

Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção em razão da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas. A molécula de ozônio é molécula biológica, presente na natureza e produzida pelo organismo, sendo que o ozônio medicinal (sempre uma mistura de ozônio e oxigênio), nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora da saúde, uma vez que pode ajudar a recuperar, de forma natural, a capacidade funcional do organismo humano e animal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.