Unilab da Unijuí oferta teste para identificação de variantes da covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab da Unijuí oferta teste para identificação de variantes da covid-19

Unilab realiza, desde o ano passado, testes para detecção do novo coronavírus em Ijuí e região

O Laboratório de Análises Clínicas - Unilab, da Unijuí, está ofertando um novo serviço às comunidades de Ijuí e região: trata-se de um teste para detecção das variantes do novo coronavírus. Segundo o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo, a equipe já conta com todos os insumos e práticas validadas para realização do exame, que será ofertado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa).

“Estamos entrando em contato com os municípios para divulgar este serviço, que tem grande importância, já que podemos monitorar as variantes que estão em circulação na região, gerando importantes informações para o monitoramento e avaliação da pandemia. O que irá fornecer subsídios técnicos aos gestores para nortear as ações de enfrentamento à doença”, reforçou o professor. 

Desde o início da pandemia, o Unilab vem atuando, em parceria com o Cisa, na realização de testes RT-qPCR para identificação da covid-19. Nos últimos meses, maio e junho, houve grande preocupação em razão do grande número de testes que estavam sendo realizados e, principalmente, do alto percentual de resultados positivos. “No mês de junho, chegamos a ter 30% de resultados positivos em algumas semanas. À medida que a vacinação avança, estamos identificando uma queda na positividade dos testes de RT-qPCR."

Com obras em andamento, Matias adianta que o Unilab terá suas estruturas técnica e operacional ampliadas, permitindo a ampliação da parceria com o Cisa. "A ideia é que, em conjunto com o Cisa, possamos oferecer mais testes moleculares aos municípios da região, promovendo agilidade no diagnóstico de diversas patologias, reforçando o compromisso da Unijuí e do Consórcio com a comunidade e com o desenvolvimento regional", destaca o professor.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.